Buscar

As ações musculares são importantes estratégias de organização do treinamento, pois respondem diferentemente quanto à produção de força devido às d...

As ações musculares são importantes estratégias de organização do treinamento, pois respondem diferentemente quanto à produção de força devido às distintas respostas fisiológicas. Deste modo, é importante compreender os mecanismos responsáveis pelas ações musculares para que seja possível manipular estas adequadamente. Por exemplo, um aluno da academia se informou pela internet, por meio de um blog de musculação, sobre o método "negativo" caracterizado pela realização apenas da ação muscular excêntrica. Este aluno então começa a praticar esse método de treino e após 12 semanas percebe pelos resultados da avaliação física que não houve mudanças na força. Indignado, o aluno relata o que aconteceu:


"Professor, eu fazia o método negativo colocando a mesma carga que eu conseguia fazer durante a fase positiva do exercício (fase concêntrica), mas aí, eu só realizava a parte negativa (fase excêntrica) do exercício". Fazia o exercício bem lento porque "pega bem mais". Você então decide ajustar o programa de treinamento por identificar erro no relato dado por esse aluno, sendo correto afirmar que:

Escolha uma opção:

a. Devido à fase excêntrica permitir levantar muito mais carga comparada à fase concêntrica, por meio da tensão passiva somada à força ativa, a carga de treino foi submáxima, atenuando os resultados em força.

b. Devido à fase concêntrica do exercício permitir levantar muito mais carga comparada à fase excêntrica, a falta de resultados ocorreu porque a carga de treino estava muito alta, impedindo a progressão do aluno.

c. Devido à fase excêntrica ter sido realizada de forma lenta, aumentou o tempo sob tensão do músculo e isso provocou um aumento exagerado de sobrecarga no músculo, atenuando os ganhos de força muscular.

d. O aluno não obteve resultados porque a ação muscular excêntrica demonstrou em vários estudos que não proporciona melhoras na força muscular, portanto, é menos eficiente treinar essa ação muscular.

e. O aluno errou apenas ao utilizar a velocidade lenta da ação excêntrica, pois é conhecido na literatura científica que a velocidade rápida induz maiores ganhos de força se comparado à velocidade excêntrica lenta.

💡 1 Resposta

User badge image

Paula Silva

As ações musculares são importantes estratégias de organização do treinamento, pois respondem diferentemente quanto à produção de força devido às distintas respostas fisiológicas. Deste modo, é importante compreender os mecanismos responsáveis pelas ações musculares para que seja possível manipular estas adequadamente. Por exemplo, um aluno da academia se informou pela internet, por meio de um blog de musculação, sobre o método “negativo” caracterizado pela realização apenas da ação muscular excêntrica. Este aluno então começa a praticar esse método de treino e após 12 semanas percebe pelos resultados da avaliação física que não houve mudanças na força. Indignado, o aluno relata o que aconteceu:

 

“Professor, eu fazia o método negativo colocando a mesma carga que eu conseguia fazer durante a fase positiva do exercício (fase concêntrica), mas aí, eu só realizava a parte negativa (fase excêntrica) do exercício”. Fazia o exercício bem lento porque “pega bem mais”. Você então decide ajustar o programa de treinamento por identificar erro no relato dado por esse aluno, sendo correto afirmar que:

a.Devido à fase concêntrica do exercício permitir levantar muito mais carga comparada à fase excêntrica, a falta de resultados ocorreu porque a carga de treino estava muito alta, impedindo a progressão do aluno.b.O aluno não obteve resultados porque a ação muscular excêntrica demonstrou em vários estudos que não proporciona melhoras na força muscular, portanto, é menos eficiente treinar essa ação muscular.c.Devido à fase excêntrica ter sido realizada de forma lenta, aumentou o tempo sob tensão do músculo e isso provocou um aumento exagerado de sobrecarga no músculo, atenuando os ganhos de força muscular.d.Devido à fase excêntrica permitir levantar muito mais carga comparada à fase concêntrica, por meio da tensão passiva somada à força ativa, a carga de treino foi submáxima, atenuando os resultados em força.e.O aluno errou apenas ao utilizar a velocidade lenta da ação excêntrica, pois é conhecido na literatura científica que a velocidade rápida induz maiores ganhos de força se comparado à velocidade excêntrica lenta.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais