Buscar

Paciente com as iniciais JRH, 63 anos, sexo masculino, estatura média, 65 kg, procurou um médico clínico geral para realizar alguns exames, relatou...

Paciente com as iniciais JRH, 63 anos, sexo masculino, estatura média, 65 kg, procurou um médico clínico geral para realizar alguns exames, relatou que se sentia mais cansado, sonolento, sem disposição e apresentava palidez na pele e conjuntiva. Também informou ao clínico que fazia uso regularmente de álcool. Eritrograma do Paciente: Eritrócito 2,70x106/mm Hemoglobina 10,8 g/dL VCM 115,2 fL HCM 40,0 pg CHCM 34,7% RDW-CV 14,1% Na confecção da lâmina, o microscopista visualizou neutrófilos hipersegmentados. Através de um relatório, interprete e responda as seguintes perguntas: 1) O paciente apresenta quais dos tipos de anemias carenciais? 2) O microscopista observou na lâmina de sangue neutrófilos hipersegmentados. O que significa este achado?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

1) O paciente apresenta anemia megaloblástica, que é uma anemia carencial causada pela deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico. Essa deficiência interfere na produção de células sanguíneas, resultando em eritrócitos maiores e menos numerosos. 2) A presença de neutrófilos hipersegmentados na lâmina de sangue indica uma alteração chamada de hipersegmentação dos neutrófilos. Essa alteração é comumente associada à deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico, que são nutrientes essenciais para a maturação adequada das células sanguíneas. A hipersegmentação dos neutrófilos é um achado característico da anemia megaloblástica.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Gomes

1) O paciente apresenta quais dos tipos de anemias carenciais?

Resposta: Anemia Megaloblástica, deficiência de ácido fólico, devido ao consumo de álcool que age como antagonista.


2) O microscopista observou na lâmina de sangue neutrófilos hipersegmentados. O que significa este achado?

Resposta: No desenvolvimento dos granulócitos, é necessário acido fólico para a maturação correta deles. Sem ele, as células tornam-se maiores e hipersegmentadas, chamado também de desvio à direita.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais