Buscar

A aula 2, no tema 1, discorre sobre a identidade do pedagogo; perpassando por processos históricos do curso de pedagogia: desde sua criação até as ...

A aula 2, no tema 1, discorre sobre a identidade do pedagogo; perpassando por processos históricos do curso de pedagogia: desde sua criação até as mudanças ocorridas ao longo dos anos. Com base nessa temática, analise as proposições, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:



I. (  ) No Brasil, a criação do curso de Pedagogia aconteceu em 1930, a partir do Decreto n. 1190/39, que organizou a Faculdade Nacional de Filosofia, e deu origem a quatro seções: Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia. Os cursos desta faculdade estavam organizados nas modalidades bacharelado e licenciatura.



II. (  ) Foi na década de 1930 que a Pedagogia começou a ganhar espaço. O Decreto n. 19851 determinava que uma universidade deveria ter pelo menos três institutos, sendo um deles a Faculdade de Educação, Ciências e Letras, cujo papel principal era a preparação sistemática de professores para o exercício do magistério no ensino secundário e normal.



III. (  ) Em 1962, o Parecer 251 estabelece duração de 4 anos do curso sendo que as disciplinas do bacharelado e as de licenciatura podiam ser realizadas concomitantemente. Desta forma, não era mais preciso esperar o último ano para cursar as disciplinas relativas à licenciatura.



IV. (  ) As décadas de 1960 e 1970 marcam um novo momento do curso de Pedagogia. Em relação às disciplinas a serem cursadas, cada instituição tinha autonomia para distribuí-las ao longo dos 4 anos; desta forma, deixa de existir o esquema 3+1, em que o curso de Pedagogia bacharelado tinha a duração de três anos e, para obter o grau de licenciado em Pedagogia, era necessário cursar mais um ano de 3 curso de Didática.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – V – F – F

BF – V – V – V

CF – F – F – V

DV – F – V – F

💡 3 Respostas

User badge image

Cristiel Lemos de Lemos

RESPOSTA CORRETA: (B) F-V-V-V
1
Dislike0
User badge image

Melissa Samanta Holetz

A resposta certa é a B: F – V – V – V, de certeza.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: AV - V - F - F.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais