Buscar

A Lei Federal nº 10.436 de 2002 foi uma conquista para os surdos, pois após um longo período de lutas da comunidade surda essa lei possibilitou o q...

A Lei Federal nº 10.436 de 2002 foi uma conquista para os surdos, pois após um longo período de lutas da comunidade surda essa lei possibilitou o que?

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Lei Federal nº 10.436 de 2002 foi uma conquista para os surdos, pois após um longo período de lutas da comunidade surda, essa lei possibilitou o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. Além disso, a lei também estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de Libras como disciplina curricular nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia.

1
Dislike0
User badge image

Roberta Santos

reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

1
Dislike0
User badge image

Letícia Oliveira

Essa lei representa um importante marco na promoção da inclusão e no reconhecimento dos direitos das pessoas surdas no Brasil, garantindo-lhes acesso à comunicação, à educação e a diversos serviços, tais como:

  1. Reconhecimento da Libras: A lei reconhece a Libras como uma língua completa e legítima, equiparando-a às línguas orais utilizadas no país.
  2. Educação inclusiva: A lei estabelece a obrigatoriedade da inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia, além de promover a inclusão de alunos surdos no ensino regular, assegurando o atendimento educacional especializado.
  3. Acesso à informação: A lei garante o direito das pessoas surdas de receber informações e se comunicar em Libras em serviços públicos e privados de saúde, educação, cultura, lazer e outros, por meio da presença de intérpretes de Libras.
  4. Acesso à Justiça: A lei possibilita o acesso à justiça para pessoas surdas, assegurando a presença de intérpretes de Libras nos processos judiciais, administrativos e em outros procedimentos legais.
  5. Acessibilidade comunicacional: A lei determina a obrigação de órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos de disponibilizar atendimento em Libras e de oferecer recursos de acessibilidade comunicacional, como a disponibilização de intérpretes de Libras em eventos públicos.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais