Buscar

O uso da história da Matemática em sala de aula é uma ferramenta importante para provocar a reflexão dos alunos. Quando o estudante é capaz de comp...

O uso da história da Matemática em sala de aula é uma ferramenta importante para provocar a reflexão dos alunos. Quando o estudante é capaz de compreender as necessidades que levaram os antepassados a produzirem e utilizarem recursos matemáticos, o aprendizado torna-se mais significativo. De acordo com os PCNs, a história da Matemática é capaz de estimular alguns conceitos nos alunos. Entre esses conceitos, é possível destacar:

💡 1 Resposta

User badge image

Alessilma Carlos

Pitágoras foi um famoso matemático e filósofo da antiguidade. Ele viveu há mais de 2500 anos atrás, na Grécia antiga. Pitágoras e seus seguidores, chamados de pitagóricos, eram muito interessados em aprender sobre números e medidas. Eles acreditavam que os números eram a chave para entender o mundo ao nosso redor.

Um dia, Pitágoras e seus seguidores estavam medindo a diagonal de um quadrado. Eles ficaram surpresos ao descobrir que a medida da diagonal não era um número inteiro, mas sim um número que não podia ser escrito como uma razão entre dois números inteiros. Eles chamaram esses números de "números irracionais".

Pitágoras e os pitagóricos ficaram muito intrigados com esses números. Eles começaram a estudá-los e descobriram que esses números eram muito importantes para medir coisas como ângulos, áreas e volumes. Eles também descobriram que esses números apareciam em muitos outros lugares, como na música e na geometria.

Os pitagóricos acreditavam que os números eram sagrados e que esses números irracionais eram uma forma de mostrar a beleza da natureza. Eles passaram a estudar esses números de forma mais profunda e descobriram coisas incríveis sobre eles.

Até hoje, esses números irracionais são muito importantes para a matemática e para a nossa compreensão do mundo. E tudo isso começou com a curiosidade de Pitágoras e seus seguidores, os pitagóricos, há mais de 2500 anos atrás.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais