Buscar

Do ponto de vista sociológico, o Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial principalmente depois da publicação de Casa-Grande e Senzal...

Do ponto de vista sociológico, o Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial principalmente depois da publicação de Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre (1933). De acordo com Florestan Fernandes (1965), o ideal de miscigenação fora difundido como mecanismo de absorção do mestiço não para a ascensão social do negro, mas para a hegemonia da classe dominante. O mito da democracia racial assentou-se sobre dois fundamentos: 1) O mito do bom senhor; 2) O mito do escravo submisso. Analise as afirmacoes:

I - A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elites modernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamente
I - A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elites modernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamente com o mito do escravo submisso, perpetua a ideia de que a sociedade brasileira é harmoniosa e livre de conflitos raciais.
II - O mito do escravo submisso reforça a ideia de que o negro é naturalmente inferior e destinado a ocupar posições subalternas na sociedade brasileira.
III - A miscigenação é vista como um processo de branqueamento da população, que contribui para a eliminação das desigualdades raciais no Brasil.
IV - A ideia de democracia racial é uma construção ideológica que oculta as profundas desigualdades e discriminações raciais presentes na sociedade brasileira.

Essa pergunta também está no material:

EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE
4 pág.

Cultura Diversidade e Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: I - A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elites modernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamente com o mito do escravo submisso, perpetua a ideia de que a sociedade brasileira é harmoniosa e livre de conflitos raciais. Essa afirmação está correta. O mito do bom senhor exalta a imagem das elites como benevolentes e cordiais, ocultando as desigualdades e conflitos raciais existentes na sociedade brasileira. II - O mito do escravo submisso reforça a ideia de que o negro é naturalmente inferior e destinado a ocupar posições subalternas na sociedade brasileira. Essa afirmação está correta. O mito do escravo submisso perpetua a ideia de que o negro é inferior e destinado a ocupar posições subalternas, reforçando a discriminação racial. III - A miscigenação é vista como um processo de branqueamento da população, que contribui para a eliminação das desigualdades raciais no Brasil. Essa afirmação está incorreta. A miscigenação não elimina as desigualdades raciais, pois a discriminação racial persiste mesmo em uma sociedade miscigenada. IV - A ideia de democracia racial é uma construção ideológica que oculta as profundas desigualdades e discriminações raciais presentes na sociedade brasileira. Essa afirmação está correta. A ideia de democracia racial é uma construção ideológica que oculta as desigualdades e discriminações raciais existentes na sociedade brasileira. Portanto, as afirmações corretas são: I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais