Buscar

Defina apoptose e necrose. Apoptose: morte celular programada. Célula reduz seu tamanho, o núcleo se fragmenta e todos os 'pedaços' ficam envolto...

Defina apoptose e necrose.


Apoptose: morte celular programada. Célula reduz seu tamanho, o núcleo se fragmenta e todos os 'pedaços' ficam envoltos por membrana celular, então não ocorre inflamação. Pode ser fisiológico ou patológico.
Necrose: morte celular acidental, geralmente causado por lesão celular irreversível. Célula aumenta de tamanho (tumefação) e a membrana celular rompe fazendo com que o meio intracelular tenha contato com o extracelular e ocorra o processo inflamatório.

Essa pergunta também está no material:

Histopatologia UCIX questões prova
11 pág.

Histopatologia Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apoptose é um tipo de morte celular programada, em que a célula reduz seu tamanho, o núcleo se fragmenta e os fragmentos celulares são envoltos por membrana celular. Esse processo não causa inflamação e pode ocorrer tanto de forma fisiológica quanto patológica. Necrose, por outro lado, é um tipo de morte celular acidental, geralmente causada por lesão celular irreversível. Nesse caso, a célula aumenta de tamanho (tumefação) e a membrana celular se rompe, permitindo que o meio intracelular entre em contato com o meio extracelular. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória. É importante ressaltar que a apoptose é um mecanismo natural e controlado pelo organismo, enquanto a necrose é um processo indesejado e associado a danos celulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais