Buscar

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “O objetivo capital e principal da união dos homens em comunidades sociais e de sua submissão a g...

Leia o texto abaixo e depois responda à questão:

“O objetivo capital e principal da união dos homens em comunidades sociais e de sua submissão a governos é a preservação de sua propriedade. O estado de natureza é carente de muitas condições. Em primeiro lugar, ele carece de uma lei estabelecida, fixada, conhecida, aceita e reconhecida pelo consentimento geral, para ser o padrão do certo e do errado e também a medida comum para decidir todas as controvérsias entre os homens. (Locke, 1994, p. 156)”. Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 39.

Com base nos seus conhecimentos sobre os contratualistas e na contextualização acima, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da filosofia política de John Locke.

I. Locke condenava o poder absoluto e defendia um governo parlamentar e liberal, que pudesse frear o poder da Coroa.
II. Para ele, o estado de natureza não seria essencialmente selvagem, mas um estágio pré-político com completa igualdade e liberdade.
III. Locke desenvolveu a máxima de que o homem é o lobo do próprio homem, pois, no estado de natureza, todos teriam direito a tudo, cada qual governado por sua própria razão.
IV. Locke foi o responsável por elaborar o termo Estado-Nação, no qual o Estado é entendido como ator internacional.

Nota: 10.0
A Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B Estão corretas apenas as afirmativas I e II
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Gabarito comentado: A alternativa correta é: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II).
As afirmativas I (Locke condenava o poder absoluto e defendia um governo parlamentar e liberal, que pudesse frear o poder da Coroa) e II (Para ele, o estado de natureza não seria essencialmente selvagem, mas um estágio pré-político com completa igualdade e liberdade) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Outra interpretação da história do contrato social e dada por John Locke. Diferentemente de Hobbes, monarquista e absolutista em sua defesa do Estado, Locke condenava o poder absoluto e defendia um governo parlamentar e liberal, que pudesse frear o poder da Coroa. Locke colocava o indivíduo como anterior a sociedade. Para ele, o estado de natureza não seria essencialmente selvagem, mas um estágio pré-político com completa igualdade e liberdade, um estágio de relativa paz e harmonia, no qual os indivíduos eram dotados de racionalidade e propriedade” (p. 38).
As afirmativas III (Locke desenvolveu a máxima de que o homem é o lobo do próprio homem, pois, no estado de natureza, todos teriam direito a tudo, cada qual governado por sua própria razão) e IV (Locke foi o responsável por elaborar o termo Estado-Nação, no qual o Estado é entendido como ator internacional) são incorretas porque não se referem as ideias desenvolvida por John Locke.
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 38.
C Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III


A Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B Estão corretas apenas as afirmativas I e II
C Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Essa pergunta também está no material:

apol 2 estado moderno e contemporaneo
17 pág.

Estado Moderno e Contemporâneo Centro Universitário Internacional UninterCentro Universitário Internacional Uninter

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III. De acordo com a filosofia política de John Locke, ele condenava o poder absoluto e defendia um governo parlamentar e liberal, que pudesse frear o poder da Coroa (afirmativa I). Além disso, para Locke, o estado de natureza não seria essencialmente selvagem, mas um estágio pré-político com completa igualdade e liberdade (afirmativa II). Porém, as afirmativas III (Locke desenvolveu a máxima de que o homem é o lobo do próprio homem, pois, no estado de natureza, todos teriam direito a tudo, cada qual governado por sua própria razão) e IV (Locke foi o responsável por elaborar o termo Estado-Nação, no qual o Estado é entendido como ator internacional) são incorretas, pois não se referem às ideias desenvolvidas por John Locke.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina