Buscar

03 – Descreva em detalhes os princípios instrumentais da espectrometria de massas, dando ênfase aos sistemas de ionização e de separação de massas....

03 – Descreva em detalhes os princípios instrumentais da espectrometria de massas, dando ênfase aos sistemas de ionização e de separação de massas.

A formação de íons é uma etapa crítica de qualquer aplicação da espectrometria de massas. Independente do analisador, a análise de massas requer íons. E uma das maneiras mais antigas e práticas de se converter moléculas neutras em íons é através de colisões com elétrons. A relação entre a distribuição de energia interna e as energias necessárias para se provocar uma ionização, determinam o aspecto do espectro de massas de EI. Em um EI não existe equilíbrio térmico porque os íons são formados na fase gasosa e sob vácuo. Sob este vácuo é improvável ocorrer interações entre íons depois que estes são formados. Logo, o espectro de massas de EI é reprodutível, pois se trata de um método físico de ionização, não ocorrendo reações química ou colisões dentro da fonte de íons. O espectro de massas de EI fornece uma grande quantidade de informações como por exemplo o peso molecular e a informação estrutural devido aos diferentes caminhos de fragmentação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A espectrometria de massas é uma técnica analítica utilizada para determinar a massa e a estrutura de compostos químicos. Ela se baseia na ionização das moléculas, separação dos íons formados e detecção das massas dos íons separados. Existem diferentes princípios instrumentais na espectrometria de massas, com destaque para os sistemas de ionização e de separação de massas. No que diz respeito aos sistemas de ionização, um dos mais antigos e práticos é a ionização por impacto de elétrons (EI). Nesse método, as moléculas neutras colidem com elétrons de alta energia, resultando na formação de íons. O espectro de massas obtido por EI fornece informações como o peso molecular e a informação estrutural, devido aos diferentes caminhos de fragmentação das moléculas. Além da ionização por impacto de elétrons, existem outros sistemas de ionização utilizados na espectrometria de massas, como a ionização por electrospray (ESI) e a ionização por matriz-assistida a laser (MALDI). Cada sistema de ionização possui suas características e aplicações específicas. Quanto aos sistemas de separação de massas, o analisador mais comumente utilizado é o espectrômetro de massa de setor magnético. Nesse sistema, os íons são acelerados e passam por um campo magnético, que os separa de acordo com sua relação massa/carga. Outros tipos de analisadores incluem o espectrômetro de massa de quadrupolo, o espectrômetro de massa de tempo de voo (TOF) e o espectrômetro de massa de armadilha iônica. Em resumo, a espectrometria de massas utiliza princípios instrumentais como sistemas de ionização e de separação de massas para analisar a massa e a estrutura de compostos químicos. A escolha do sistema de ionização e do analisador depende das características da amostra e dos objetivos da análise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais