Buscar

19) Pensando nos pressupostos árcades e nas obras criadas por Tomás Antônio Gonzaga, é correto afirmar: (A) Cartas Chilenas é uma obra escrita em...

19) Pensando nos pressupostos árcades e nas obras criadas por Tomás Antônio Gonzaga, é correto afirmar:


(A) Cartas Chilenas é uma obra escrita em prosa, dividida em cartas, que conta a história política da Bahia, durante o ciclo do açúcar. Além dos aspectos políticos, há referência aos sentimentos do ser humano, que vivia uma dualidade entre a fé e o espírito, aspectos refletidos na forma literária por meio, por exemplo, de antíteses e de paradoxos.
(B) Marília de Dirceu, escrito em versos e divido em vários poemas, conta a história política de Minas Gerais durante a Inconfidência Mineira, demonstrando, por meio do pseudônimo Dirceu, as ações dos árcades e seu envolvimento político.
(C) Caramuru, um épico, assim como O Uraguai, foi escrito por Tomás Antônio Gonzaga; traz o anúncio de uma temática romântica: a identidade do nativo brasileiro, o índio. Por meio dessa figura, utiliza-se a ideia do bom selvagem, criada por Rousseau, filósofo francês. Em Caramuru, há a história do aventureiro Diogo Álvares Correia que, no século XVI, naufragado na Bahia, envolve-se com os indígenas.
(D) Cartas Chilenas é uma obra escrita em versos, divididos em cartas e compõe o gênero satírico, pois tece críticas à sociedade setecentista. Os escritos são assinados por Critilo, pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga. O lugar referido pelas cartas é o Chile – disfarce para Minas Gerais
(E) Marília de Dirceu é um épico escrito em versos e narra a história do amor galante entre Marília e Dirceu, pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga. A história é dividida em três partes, fugindo aos pressupostos camonianos do gênero: na primeira parte, há a tentativa de conquista da amada; na segunda, há o aprisionamento de Dirceu e a tristeza por estar distante do seu amor.

Essa pergunta também está no material:

3 SIMULADO EsPCEx 2020 spartha
25 pág.

História do Brasil Imperial Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (E) Marília de Dirceu é um épico escrito em versos e narra a história do amor galante entre Marília e Dirceu, pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga. A história é dividida em três partes, fugindo aos pressupostos camonianos do gênero: na primeira parte, há a tentativa de conquista da amada; na segunda, há o aprisionamento de Dirceu e a tristeza por estar distante do seu amor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando