Buscar

Relacione as espécies tributárias aos seus conceitos: É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer ativid...

Relacione as espécies tributárias aos seus conceitos:

É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte.
É um tributo cobrado quanto da realização de uma obra pública, da qual decorra, para os proprietários de imóveis adjacentes, uma valorização (ou melhoria) de sua propriedade.
São tributos cujo fato gerador ocorre com uma atuação estatal específica, relativamente ao contribuinte, o que pode consistir: a) no exercício regular do poder de polícia; b) na prestação ao contribuinte ou a colocação à disposição deste de serviço público específico e divisível.
São as contribuições de intervenção no domínio econômico, as contribuições do interesse de categorias profissionais ou econômicas e as contribuições sociais.
Utilizado pela União em duas situações: a) despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública e de guerra externa efetiva ou eminente; b) investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional, observado o princípio da anterioridade.
Tem uma natureza jurídica mista, foi acrescentada à CF por meio da emenda constitucional nº 39, que acrescentou ao art. 149-A a possibilidade dos municípios instituírem essa espécie tributária para custeio do serviço de iluminação pública.
Impostos
Contribuição de melhoria
Taxas
Contribuições especiais
Empréstimo compulsório
Contribuição de iluminação pública

Essa pergunta também está no material:

Exercício avaliativo- Educação Fiscal - Estado e Tributaçãopdf
7 pág.

Educação Fiscal Tributação, Orçamento e Coesão Social OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Relacione as espécies tributárias aos seus conceitos: - Impostos: É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. - Contribuição de melhoria: É um tributo cobrado quanto da realização de uma obra pública, da qual decorra, para os proprietários de imóveis adjacentes, uma valorização (ou melhoria) de sua propriedade. - Taxas: São tributos cujo fato gerador ocorre com uma atuação estatal específica, relativamente ao contribuinte, o que pode consistir: a) no exercício regular do poder de polícia; b) na prestação ao contribuinte ou a colocação à disposição deste de serviço público específico e divisível. - Contribuições especiais: São as contribuições de intervenção no domínio econômico, as contribuições do interesse de categorias profissionais ou econômicas e as contribuições sociais. - Empréstimo compulsório: Utilizado pela União em duas situações: a) despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública e de guerra externa efetiva ou eminente; b) investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional, observado o princípio da anterioridade. - Contribuição de iluminação pública: Tem uma natureza jurídica mista, foi acrescentada à CF por meio da emenda constitucional nº 39, que acrescentou ao art. 149-A a possibilidade dos municípios instituírem essa espécie tributária para custeio do serviço de iluminação pública.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image