Buscar

A professora Ana, utilizará um filme, como recurso didático para trabalhar a questão da implantação de hidrelétricas e seus desdobramentos com os a...

A professora Ana, utilizará um filme, como recurso didático para trabalhar a questão da implantação de hidrelétricas e seus desdobramentos com os alunos do 8º ano. Para tanto, ela selecionou o filme: Narradores de Javé que relata sobre a ameaça à própria existência e que pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. O filme Narradores de Javé, filme brasileiro em produção conjunta com a França, narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica, cujos moradores tentam transformar o local em patrimônio a ser preservado. Adaptado da sinopse de Narradores de Javé. Produção: Eliane Caffé, 2004.

I. O tema abordado pela professora Ana pode se remeter tanto aos impactos negativos causados pela instalação de grandes usinas hidrelétricas, como o alagamento de grandes áreas, o desaparecimento de espécies vegetais e animais, e o desalojamento de determinadas populações ribeirinhas; como os impactos positivos advindos dessas obras, como: o aumento na oferta de energia para o país, a geração de empregos por conta das obras e, posteriormente, dos serviços ofertados pela usina, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional. Esse contraponto de análises permite trabalhar a reflexão crítica nos alunos, para que estes possam construir ações socioambientais corretivas e/ou transformadoras do meio ambiente.
II. A Educação Ambiental é fortalecida justamente sobre a práxis pedagógica, isto é, ação-reflexão-ação, haja vista que um dos principais objetivos da Educação Ambiental é permitir que conhecimentos e habilidades sejam incorporados e, principalmente, atitudes sejam formadas a partir de valores éticos e de justiça social, pois são essas atitudes que predispõem a ação.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Projeto de ensino
14 pág.

Práticas Pedagógicas em Avaliação da Aprendizagem UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão apresentada é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais