Buscar

Sobre a hiperemia e a congestão, assinale a alternativa correta. a) Hiperemia e congestão decorrem de uma diminuição local do volume sanguíneo.(H...

Sobre a hiperemia e a congestão, assinale a alternativa correta.


a) Hiperemia e congestão decorrem de uma diminuição local do volume sanguíneo.(Hiperemia é o aumento do fluxo sanguíneo, já a congestão é a redução do fluxo sanguíneo em um tecido) b) A hiperemia é um processo ativo resultante da dilatação arteriolar, levando a um aumento do fluxo sanguíneo. O tecido afetado torna-se vermelho (eritema) devido ao congestionamento dos vasos com sangue oxigenado.
c) A congestão é um processo passivo resultante da redução do fluxo sanguíneo em um tecido, podendo ser sistêmica ou local. Os tecidos com congestão apresentam uma cor que varia do vermelho-escuro ao azul (cianose), devido à estase dos leucócitos(glóbulos vermelhos, não glóbulos brancos) e ao acúmulo de hemoglobina oxigenada.
d) Com frequência, a hiperemia (congestão) leva ao edema, como resultado do aumento do volume e da pressão. Na hiperemia de longa duração, a ausência de fluxo sanguíneo causa hipóxia crônica, resultando em lesão tecidual isquêmica e cicatrização.
e) Na insuficiência cardíaca direita, os pulmões apresentam congestão passiva, o que resulta em alvéolos parcialmente colapsados, com séptos interalveolares espessados por edema, e hematoma intraalveolar por diabrose, evidenciado pela presença de macrófagos contendo grânulos hialinos no espaço alveolar.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios 2 patologia
7 pág.

Patologia I Faculdade de AmericanaFaculdade de Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A hiperemia é um processo ativo resultante da dilatação arteriolar, levando a um aumento do fluxo sanguíneo. O tecido afetado torna-se vermelho (eritema) devido ao congestionamento dos vasos com sangue oxigenado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais