Buscar

Selecione a alternativa correta referente ao dimensionamento de pessoal na enfermagem: I- O dimensionamento de pessoal, quando realizado inadequad...

Selecione a alternativa correta referente ao dimensionamento de pessoal na enfermagem:

I- O dimensionamento de pessoal, quando realizado inadequadamente, pode lesar a clientela dos serviços de saúde no seu direito de assistência à saúde livre. Comprometer legalmente a instituição pelas falhas ocorridas na assistência, no entanto, os profissionais não podem legalmente ser responsabilizados por danos causados aos pacientes.
II- Os recursos humanos são considerados os mais complexos da organização. A equipe de enfermagem representa, em média, 60% do quantitativo de pessoal de uma instituição de saúde.
III- Ao gestor de enfermagem cabe planejar, alocar, distribuir e controlar os profissionais de enfermagem, buscando a qualidade da assistência prestada. Na enfermagem, tanto os aspectos quantitativos como os qualitativos dos recursos humanos requerem a mesma atenção.
IV- Se o dimensionamento ocorrer em número inferior ao necessário, ocasiona a sobrecarga de trabalho, fadiga, esgotamento físico, estresse e baixa produtividade. Se em número superior, provoca ociosidade, má distribuição, conflitos pessoais e conflitos no grupo.
a. I e II.
b. I e III.
c. I, III e IV.
d. I, II e IV.
e. II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

gerenciamento de pessoas 2 ava
11 pág.

Gerenciamento de Pessoas e Serviços na Área de Saúde.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta referente ao dimensionamento de pessoal na enfermagem é a alternativa c) I, III e IV. Isso porque, de acordo com o texto apresentado, o dimensionamento inadequado de pessoal pode comprometer a assistência à saúde, tanto em termos legais quanto em termos de qualidade. Além disso, cabe ao gestor de enfermagem planejar, alocar, distribuir e controlar os profissionais de enfermagem, levando em consideração tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos dos recursos humanos. Por fim, o dimensionamento em número inferior ou superior ao necessário pode acarretar problemas como sobrecarga de trabalho, fadiga, estresse e baixa produtividade, ou ociosidade, má distribuição e conflitos pessoais e no grupo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais