Buscar

Mulher, 65 anos, branca, casada, cozinheira. Sabe ser hipertensa há 15 anos, com controle irregular da pressão arterial. Procura atendimento na uni...

Mulher, 65 anos, branca, casada, cozinheira. Sabe ser hipertensa há 15 anos, com controle irregular da pressão arterial. Procura atendimento na unidade básica de saúde com queixa de, há 1 semana, estar acordando no meio da madrugada, com intensa falta de ar, acompanhada de sensação de sufocamento e tosse seca, que a levam a sentar-se na cama. Quando questionada, relata também queixa de dispneia progressiva aos esforços há 6 meses e dispneia quando se deita para dormir, sendo obrigada a dormir com 2 travesseiros, para alívio do sintoma, há 2 meses. Escolha a alternativa com o termo técnico que descreve a primeira queixa da paciente.


Abdome plano à inspeção, ausculta com ruídos hidroaéreos positivos e normoativos em quadrante inferior direito, percussão com som timpânico nos quatro quadrantes, palpação superficial e profunda indolor.
Abdome distendido, ausculta com ruídos hidroaéreos audíveis em todo o abdome e hiperativos, percussão com aumento do timpanismo, palpação superficial e profunda dolorosas difusamente.

Essa pergunta também está no material:

P1 PROPEDÊUTICA
48 pág.

Propedêutica Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A queixa descrita pela paciente é de acordar no meio da madrugada com intensa falta de ar, sensação de sufocamento e tosse seca. Esses sintomas são característicos de dispneia paroxística noturna, que é um termo técnico utilizado para descrever essa condição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais