Buscar

.  A cognição humana gera muito interesse tanto de estudiosos quanto do público em geral, pois muitas de suas pesquisas envolvem situações do coti...


A cognição humana gera muito interesse tanto de estudiosos quanto do público em geral, pois muitas de suas pesquisas envolvem situações do cotidiano. Existem quatro abordagens para estudar a cognição humana, cada uma com conceitos próprios e metodologias específicas. A psicologia cognitiva se baseia na ideia de que é possível compreender a cognição humana a partir da observação de comportamentos enquanto o sujeito executa tarefas.

Assinale a alternativa em que o conceito da psicologia cognitiva está corretamente definido:

A. 

Entre as abordagens da cognição humana, a psicologia cognitiva é a que apresenta melhor validade ecológica.

B. 

A psicologia cognitiva utiliza estudos de casos como principal estratégia de pesquisa sobre a cognição.

C. 

A psicologia cognitiva utiliza imagens cerebrais para compreender o funcionamento do cérebro durante a realização de tarefas.

D. 

O desempenho de tarefas cognitivas envolve processos top down e bottom up, que podem ser seriais ou paralelos.

E. 

Uma das vantagens da psicologia cognitiva sobre as outras abordagens é a possibilidade de generalização dos resultados.

NEUROCI

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que define o conceito da psicologia cognitiva é a letra D: "O desempenho de tarefas cognitivas envolve processos top down e bottom up, que podem ser seriais ou paralelos." A psicologia cognitiva estuda como as pessoas processam informações, tomam decisões e resolvem problemas, levando em consideração tanto os processos de cima para baixo (top down), em que as informações são guiadas por conhecimentos prévios e expectativas, quanto os processos de baixo para cima (bottom up), em que as informações são processadas a partir dos estímulos sensoriais. Esses processos podem ocorrer de forma serial, em que as etapas são executadas uma após a outra, ou de forma paralela, em que várias etapas ocorrem simultaneamente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais