Logo Passei Direto
Buscar
Podemos utilizar os modelos do processo de comunicação para analisar a chamada Comunicação de Marketing ou comunicação entre empresa e consumidores. Com isso, podemos identificar o papel da empresa, as mensagens transmitidas por meio das ferramentas de comunicação, os canais, que representam os meios de comunicação que podem ser utilizados, o cliente e como ele recebe as informações da empresa e, por fim, o sistema de feedback, essencial nesse processo, pois é ele quem demonstra as reações dos clientes às mensagens transmitidas. Com base no modelo de comunicação entre empresa e cliente, leia as asserções a seguir e assinale a alternativa correta:

I- O emissor é a empresa que quer se comunicar com seu cliente.
II- A codificação é a elaboração da mensagem (promoção de vendas, propaganda etc).
III- O canal é o meio escolhido para transmitir as mensagens (TV, internet, vendedores etc).
IV- O receptor é o cliente a quem a mensagem elaborada pela empresa se destina.
a. I, II, III e IV.
b. II, III e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, III e IV, apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das asserções: I- O emissor é a empresa que quer se comunicar com seu cliente. Verdadeiro, a empresa é de fato o emissor da mensagem na comunicação de marketing. II- A codificação é a elaboração da mensagem (promoção de vendas, propaganda etc). Verdadeiro, a codificação refere-se ao processo de criar a mensagem que será transmitida. III- O canal é o meio escolhido para transmitir as mensagens (TV, internet, vendedores etc). Verdadeiro, o canal é realmente o meio pelo qual a mensagem é enviada ao receptor. IV- O receptor é o cliente a quem a mensagem elaborada pela empresa se destina. Verdadeiro, o receptor é o cliente que recebe a mensagem da empresa. Como todas as asserções (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: a. I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra a) I, II, III e IV. Nesse modelo de comunicação entre empresa e cliente, a empresa é o emissor, a codificação é a elaboração da mensagem, o canal é o meio escolhido para transmitir as mensagens e o receptor é o cliente a quem a mensagem se destina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Lucas Tagliari Brustolin

há 2 anos

A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como visto, o product placement tem sido amplamente utilizado na atualidade. Sobre a definição dessa modalidade de comunicação de marketing, assinale a alternativa correta.


a. Product placement é o nome dado à inserção (seja ela física ou referencial) de produtos, serviços e marcas de todo tipo em programas de televisão, novelas, seriados, filmes, peças de teatro e mesmo livros ou músicas.
b. Quando realizado corretamente, o product placement fica com características estritamente comerciais e a marca acaba passando a imagem de oportunista.
c. Product placement é o nome dado ao tipo de ação que prejudica a própria imagem do veículo e das pessoas envolvidas na divulgação.
d. Product placement é o nome dado ao marketing realizado de forma intencional, isto é, sem objetivos lucrativos.
e. Product placement é o nome dado à troca de canal no momento dos intervalos comerciais por parte do telespectador.

Muito tem sido falado, atualmente, sobre a importância de as organizações estarem presentes no mundo virtual. Tão importante quanto ter essa representatividade na rede é conseguir medir os resultados das ações de marketing digital. Entre os exemplos de como uma organização pode mensurar o impacto de suas ações na internet, estão:


a. Somente as asserções I e III estão corretas.
b. Todas as asserções estão corretas.
c. Somente a asserção I está correta.
d. Somente as asserções II, III e IV estão corretas.
e. Nenhuma das asserções está correta.

Yanaze (2011) sistematiza os objetivos de comunicação, ampliando a discussão desencadeada pelo modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Para o autor, o processo de comunicação deve, primeiramente, despertar a consciência dos consumidores em relação à necessidade de adquirir determinado produto. Em seguida, chamar a atenção por meio de uma mensagem criativa, atraente. Depois, deverá suscitar o interesse, provocando curiosidade e até encanto pelo que está sendo comunicado. Também deve, posteriormente, proporcionar conhecimento, pois precisa explicar e detalhar as informações passadas. Deve ainda gerar empatia, levando o consumidor a considerar a possibilidade de obter os produtos por estes terem alguma relação com suas intenções. Assim, cria-se o desejo, a vontade real de adquirir o produto. Na sequência, deve levar à preferência, demonstrando que aquele é o único produto que atende às necessidades daquele consumidor. Após essa fase, segue-se a ação, que é a tomada de decisão, a compra em si. Sobre o conteúdo estudado e conforme o texto exposto, associe a primeira com a segunda coluna:


(1) Atenção.
(2) Interesse.
(3) Desejo.
(4) Ação.
( ) Concretiza a intenção da compra, por meio da sedução do consumidor com a demonstração dos benefícios proporcionados pelo produto e pela marca.
( ) Representa a primeira resposta do consumidor a alguma comunicação mercadológica da empresa que se destacou da concorrência.
( ) Ato da compra, sendo o objetivo final da estratégia mercadológica.
( ) Etapa que irá ocorrer se a mensagem for atraente e tiver chamado a atenção do consumidor na etapa anterior.

A ampliação do modelo AINDA, apresentada por Yanaze (2011), poderia ser finalizada na etapa da ação. No entanto, para o autor, após o ato da compra é preciso estar atento aos estágios da pós-venda, como a satisfação, interação, fidelidade e disseminação. Essas etapas são fundamentais para manter e ampliar as relações com o consumidor, que foi atraído e conduzido pela comunicação a escolher seu produto ao invés do produto do concorrente. Leia as asserções sobre as etapas da satisfação, interação, fidelidade e disseminação e a seguir assinale a alternativa correta:

I- Se as necessidades e desejos do consumidor tiverem sido satisfeitas, as chances dele comprar novamente aumentam. Isso pode ser acompanhado pelos Sistemas de Atendimento ao Cliente (SACs) e pesquisas de satisfação.
II- Com tamanha concorrência, dificilmente consegue-se manter a fidelidade de um consumidor, mas com boas práticas de pós-venda é possível manter um relacionamento mais duradouro.
III- As novas tecnologias de informação e comunicação, como a internet, possibilitam a constante interação com os consumidores, mas é preciso estar preparado para usar as novas mídias e dar respostas rápidas e eficientes.
IV- A fidelidade ou relacionamento duradouro, provocados pela sensação de satisfação do consumidor, podem gerar a etapa da disseminação, que seria a divulgação da empresa, agora feita pelos próprios consumidores.
a. I, II, III e IV.
b. II e III, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Analise as afirmacoes a seguir e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) O marketing de relacionamento, diferentemente de outras modalidades de comunicação de marketing, foca apenas nos clientes identificados e considerados ativos.
( ) O marketing de relacionamento cria e mantém canais de comunicação com clientes identificados e considerados ativos.
( ) O bom relacionamento empresa-cliente pode resultar na transformação desse cliente em um influenciador, que incentiva clientes potenciais a também se relacionarem com a marca.
a. V, V, F.
b. V, V, V.
c. F, F, F.
d. V, F, V.
e. F, F, V.

Vimos que a característica mais marcante do marketing viral é a velocidade com o qual ocorre. Isso ocorre principalmente por conta das redes sociais, às quais as pessoas encontram-se conectadas grande parte do dia, sedentas pelo compartilhamento de conteúdo. Por essa razão, é fundamental que existam pessoas nas empresas que sejam responsáveis pela monitoração do que circula na web, para agir em casos de uma crise virtual, quando o conteúdo viralizado expõe negativamente a marca. Leia as asserções sobre crise virtual e assinale a alternativa correta sobre o comportamento adequado da empresa nesses casos:

I- Manter um monitoramento constante sobre o que acontece na web e que se relaciona à sua empresa, marca, produto ou serviços.
II- Agir rapidamente ao menor sinal de problema, visto a rapidez com a qual as notícias ruins se espalham na internet.
III- Manter uma postura defensiva, isto é, nunca admita que errou ou que o consumidor está certo, isto pode gerar um efeito de viralização negativo.
IV- Estar sempre pronto ao debate e, em situações específicas de crise, estar pronto para encerrar os canais de comunicação com os consumidores e público em geral.
a. I, II, III e IV.
b. I, II e III apenas.
c. II e IV apenas.
d. I e II apenas.
e. III e IV apenas.

A desconfiança do consumidor com a propaganda tradicional está levando as empresas a desenvolver novas modalidades de comunicação mercadológica. Pensando nisso, as empresas têm investido cada vez mais na produção desse conteúdo e criando maneiras para que o consumidor consiga relacioná-lo à marca, sempre tomando o cuidado para que o entretenimento seja mais visível que a propaganda. Entre elas, destacamos o advertainment. O termo advertainment une duas palavras de língua inglesa: advertising e entertainment, que significam, em bom português, propaganda e entretenimento. Na prática, implica a união da comunicação mercadológica com entretenimento, de maneira que seja impossível desassociar uma coisa da outra. Leia as asserções sobre advertainment e assinale a alternativa correta:


a. O advertainment pode ocorrer somente em programas de televisão e filmes, pois esses são os únicos conteúdos de entretenimento.
b. Trata-se de uma fusão da publicidade com o entretenimento para atrair e manter a atenção do público.
c. O advertainment é uma modalidade de comunicação que surgiu por meio da separação da publicidade das empresas dos conteúdos de entretenimento consumidos pelo público.
d. A modalidade de comunicação advertainment está relacionada às inserções de comerciais nos intervalos de programas de tv e outros meios de comunicação.
e. Trata-se da união de duas modalidades de comunicação mercadológica, o marketing direto e as relações públicas.

Quando o product placement é feito de forma que não integra o contexto do que está sendo veiculado, ele fica com características estritamente comerciais e a marca acaba passando a imagem de oportunista. Contudo, o product placement bem planejado apresenta excelentes resultados. Por que podemos dizer que o filme Náufrago exibe um exemplo de product placement bem planejado? Assinale a alternativa correta:


a. Na história estrelada por Tom Hanks, o protagonista trabalhava na Federal Express e, quando sofreu o acidente aéreo, estava justamente a serviço da companhia, de modo que fez com que as pessoas se sentissem inseguras ao utilizar seus serviços.
b. Na história estrelada por Tom Hanks, o protagonista trabalhava na Federal Express e, quando sofreu o acidente aéreo, estava a serviço da companhia. A inserção da marca esportiva Wilson também foi feita de maneira que se integrava à história. Quem não se lembra dos diálogos entre o personagem principal e a bola da marca, a qual ele deu o nome justamente de Wilson?
c. Na história estrelada por Tom Hanks não há menção de marca alguma, de modo que evitou-se qualquer vínculo estritamente comercial e a imagem de oportunismo.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Na história estrelada por Tom Hanks, as ações de product placement, tais como aquelas protagonizadas pela bola da marca Wilson, não se fundem com a história e é possível para o telespectador saber onde termina a história e onde começa a propaganda. Quem não se lembra dos diálogos entre o personagem principal e a bola da marca, a qual ele deu o nome justamente de Wilson?

O patrocínio busca criar uma imagem para a marca mediante sua associação com outra imagem

Assinale a alternativa correta relacionada ao patrocínio:


a. Dentre os canais utilizados no patrocínio, podemos destacar o telemarketing, a mala direta e o envio de catálogos.
b. As principais ferramentas de patrocínio são: amostras grátis; cupons; descontos; prêmios; concursos e sorteios.
c. O efeito do patrocínio ocorre no curto prazo, por isso é preciso uma série de ações imediatas para que o público-alvo consiga de fato enxergar um benefício.
d. O patrocínio busca criar uma imagem para a marca mediante sua associação com outra imagem já existente, com investimento em um evento, uma causa, etc.
e. O patrocínio busca associar a marca de uma empresa com uma imagem ou marca que ainda não existe.

O buzz marketing não é uma modalidade de comunicação de marketing propriamente dita, mas sim, uma forma de transformar a comunicação de marketing em algo que impacte o público-alvo de tal maneira que acabe “virando notícia”. Como vimos, não existe uma forma fechada de realizar uma campanha de buzz marketing, pois esta pode incorporar diversos conceitos, meios ou técnicas. Uma campanha de buzz marketing pode ser feita através de meios tradicionais ou até através de métodos como o marketing de guerrilha, eventos, patrocínios, entre outros. Analise as relações entre as asserções sobre o uso do marketing de guerrilha como técnica de buzz marketing e assinale a alternativa correta:


I- O marketing de guerrilha visa atingir pessoas em
II- O marketing de guerrilha é uma técnica de buzz marketing que utiliza métodos tradicionais de comunicação.
III- O marketing de guerrilha busca criar um impacto surpreendente e inovador para chamar a atenção do público-alvo.
IV- O marketing de guerrilha é uma estratégia de marketing viral que busca criar uma experiência positiva com determinada marca compartilhem suas opiniões com seus contatos.

seus ambientes com ações de impacto, pode ser considerado uma variação do buzz marketing. PORQUE II- Caracteriza-se por ser um tipo de ação de marketing pontual que ocorre sem altos investimentos e que é capaz de chamar a atenção de muitas pessoas. É correto o que se afirma em:

I- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
II- Caracteriza-se por ser um tipo de ação de marketing pontual que ocorre sem altos investimentos e que é capaz de chamar a atenção de muitas pessoas.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Dentre os canais utilizados no patrocínio, podemos destacar o telemarketing, a mala direta e o envio de catálogos.


a) Verdadeiro
b) Falso

O efeito do patrocínio ocorre no curto prazo, por isso é preciso uma série de ações imediatas para que o público-alvo consiga de fato enxergar um benefício.


a) Verdadeiro
b) Falso

As principais ferramentas de patrocínio são: amostras grátis; cupons; descontos; prêmios; concursos e sorteios.


a) Verdadeiro
b) Falso

O patrocínio busca associar a marca de uma empresa com uma imagem ou marca que ainda não existe.


a) Verdadeiro
b) Falso

A venda pessoal é considerada uma das ferramentas de comunicação de marketing mais antigas. Tem como principal característica a comunicação interativa e direta, que permite a adequação das mensagens do vendedor de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente. O papel do vendedor é, portanto, fundamental nesse processo de comunicação individualizada, com total atenção às necessidades dos clientes. Ainda há possibilidade de estabelecer relacionamentos duradouros. Apesar de muito eficiente devido a abordagem direta, o alto custo da venda pessoal torna-se uma desvantagem se comparada à propaganda, que pode atingir milhares de pessoas com anúncios em meios de comunicação de massa, como o rádio e a televisão. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I- A venda pessoal é a única modalidade de comunicação de marketing que pode ser reformulada instantaneamente, conforme a reação do receptor.

PORQUE

II- Tem alto custo, por estar limitada à quantidade de atendimentos que um único vendedor pode realizar.

É correto o que se afirma em:


a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina