Buscar

Dois marcos históricos no surgimento do capitalismo foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. As duas revoluções evidenciaram a ascensão...

Dois marcos históricos no surgimento do capitalismo foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. As duas revoluções evidenciaram a ascensão ao poder de uma nova classe social: a burguesia. No contexto destes momentos históricos, analise as afirmativas a seguir:

I- A Revolução Industrial modifica os papéis sociais, à medida em que traz a burguesia para o poder, pois ela possuía os meios de produção.
II- A Revolução Francesa foi um movimento político que resultou na queda da monarquia absolutista e na ascensão da burguesia ao poder.
III- A burguesia, como nova classe social, defendia a igualdade social e a distribuição justa de riquezas.
IV- A Revolução Industrial e a Revolução Francesa foram movimentos que ocorreram simultaneamente e tiveram os mesmos objetivos políticos e sociais.
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Ética, Política e Sociedade
6 pág.

Estudo Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Somente as afirmativas I e II estão corretas. A Revolução Industrial trouxe mudanças nos papéis sociais ao trazer a burguesia para o poder, pois ela possuía os meios de produção. Já a Revolução Francesa resultou na queda da monarquia absolutista e na ascensão da burguesia ao poder. A burguesia, como nova classe social, buscava principalmente seus próprios interesses econômicos e não defendia necessariamente a igualdade social e a distribuição justa de riquezas. As afirmativas III e IV estão incorretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais