Buscar

Marque a opção que MELHOR se encaixe nesse conceito: a) Discurso é produzido por um sujeito EU que se coloca como responsável pelo que se diz (de...

Marque a opção que MELHOR se encaixe nesse conceito:


a) Discurso é produzido por um sujeito EU que se coloca como responsável pelo que se diz (de forma explícita como num diário de adolescente ou como no discurso da ciência) sem que haja contestação.
b) Numa passeata, um cartaz com o enunciado 'Não à corrupção' visa modificar comportamentos de pessoas envolvidas nesse ato e mostra a atitude de indignação daqueles que levam esse cartaz, excluindo os que não aceitam esse.
c) No discurso 'o eu te batizo X' pronunciado pelo padre numa cerimônia de batismo muda a situação da pessoa no quadro da religião mas é uma atitude isolada, não social.
d) Discurso deve ser compreendido como algo que ultrapassa o nível puramente gramatical, linguístico.
e) O nível discursivo apoia-se somente sobre a estrutura da língua (o fonema, a palavra, a frase). Todo ato de linguagem é um fenômeno de troca entre dois parceiros (quer estejam diante um do outro ou não) que devem reconhecer-se como semelhantes e diferentes. São semelhantes para que a troca se realize, é necessário que tenham em comum universos de referência (saberes compartilhados) e finalidades (motivações comuns).

Essa pergunta também está no material:

52
1 pág.

Aspectos Semiológicos do Discurso Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que MELHOR se encaixa nesse conceito é a letra D) Discurso deve ser compreendido como algo que ultrapassa o nível puramente gramatical, linguístico. Isso porque o discurso vai além da estrutura da língua e envolve aspectos sociais, culturais e contextuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais