Buscar

A relação entre discurso e estrutura social tem natureza dialética, resultando do contraponto entre a determinação do discurso e sua construção soc...

A relação entre discurso e estrutura social tem natureza dialética, resultando do contraponto entre a determinação do discurso e sua construção social. No primeiro caso, discurso é reflexo de uma realidade mais profunda, no segundo, ele é representado, de forma idealizada, como fonte social. Marque a opção em que discurso é representado, de forma idealizada, como fonte social.


a) A recente crise financeira que abalou os mercados comerciais do mundo todo e que, muito provavelmente, em maior ou menor grau, provocará uma recessão econômica em escala global, em nada surpreenderia Karl Marx.(Pedagogia & Comunicação 27/10/2008)
b) Razões econômicas obrigaram à maioria das nações baleeiras; incluso Grão Bretanha, Holanda e Estados Unidos suspenderam suas operações. Ora, cada ano custo de caçar baleias aumenta à medida que decresce o destes animais Hoje povo deste país (aqueles que a miséria não enlouqueceu) pode ver claramente que os déspotas foram surpreendidos pelo sol do socialismo como um vampiro que já havia se acostumado às trevas. (O Pasquim, Rio de Janeiro, Ano XIV, 716)
c) É claro que a vida é boa/E a alegria, a unica indizível claro que te acho linda/Em ti bendigo o amor das coisas claro que te amo/E tenho tudo para ser feliz/Mas acontece que eu sou triste... (Vinicius de Moraes)
d) "Eu era um poeta impulsionado pela filosofia, não um filósofo dotado de faculdades (Fernando Pessoa)

Essa pergunta também está no material:

68
1 pág.

Aspectos Semiológicos do Discurso Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção em que o discurso é representado, de forma idealizada, como fonte social é a alternativa c) "É claro que a vida é boa/E a alegria, a única indizível claro que te acho linda/Em ti bendigo o amor das coisas claro que te amo/E tenho tudo para ser feliz/Mas acontece que eu sou triste..." (Vinicius de Moraes). Nesse trecho, o discurso expressa uma visão idealizada da vida e do amor, representando uma fonte social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais