Buscar

A ACS Luciane iniciou o acompanhamento do pré-natal de Maria Clara, uma jovem de 33 anos que já tem 1 filho vivo. A gestante Maria Clara está com 2...

A ACS Luciane iniciou o acompanhamento do pré-natal de Maria Clara, uma jovem de 33 anos que já tem 1 filho vivo. A gestante Maria Clara está com 24 semanas de gravidez e falou para a ACS que gostaria de realizar a laqueadura tubária logo após o parto. Qual orientação a ACS Luciane deverá fornecer à gestante Maria Clara?


a) A ACS Luciane deverá informar à gestante que a Lei em vigor não permite que a laqueadura tubária seja realizada durante o parto no SUS.
b) A ACS Luciane deverá informar à gestante que ela não se enquadra nos critérios mínimos determinados por lei para a realização da laqueadura no SUS.
c) A ACS Luciane deverá informar à gestante que ela se enquadra nos critérios determinados pela lei em vigor para a realização da laqueadura no SUS, e que ela precisa procurar o setor de planejamento reprodutivo no serviço de saúde para manifestar essa vontade e realizar os acompanhamentos necessários, no prazo mínimo de 60 (sessenta dias) antes do parto.
d) A ACS Luciane deverá informar à gestante que a laqueadura tubária além de prevenir nova gravidez, também protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
e) A ACS Luciane deverá informar à gestante que a laqueadura tubária não é um direito garantido pelo SUS e que ela terá que fazer o procedimento em clínica particular.

Essa pergunta também está no material:

Atividades Avaliativas-ACS_23
11 pág.

Saude Comunitaria Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A orientação que a ACS Luciane deverá fornecer à gestante Maria Clara é a alternativa c) A ACS Luciane deverá informar à gestante que ela se enquadra nos critérios determinados pela lei em vigor para a realização da laqueadura no SUS, e que ela precisa procurar o setor de planejamento reprodutivo no serviço de saúde para manifestar essa vontade e realizar os acompanhamentos necessários, no prazo mínimo de 60 (sessenta dias) antes do parto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais