Buscar

Observe o estudo de caso: Paciente R. F., 29 anos, sexo feminino, católica, natural e procedente de São Paulo capital. Aos 10 anos de idade foi dia...

Observe o estudo de caso: Paciente R. F., 29 anos, sexo feminino, católica, natural e procedente de São Paulo capital.

Aos 10 anos de idade foi diagnosticado um linfoma de caráter benigno, porém houve necessidade de tratamento com quimioterapia.

Aos 27 anos, R. F. começou a apresentar diminuição de volume urinário importante, edema de membros inferiores e prurido, quando foi diagnosticada insuficiência renal crônica de causa medicamentosa (quimioterápicos na infância), e iniciado tratamento dialítico. Foi passado cateter de Tenckhoff e iniciada a CAPD.

Dois anos após o início das sessões de diálise, R. F. começou a apresentar dor abdominal importante e líquido drenado na bolsa de diálise de aspecto turvo e com sedimentos, diagnosticada peritonite. Devido à necessidade das sessões de diálise, foi passado um cateter de duplo lúmen para hemodiálise e iniciada então esta modalidade de diálise. Ao mesmo tempo, já foi indicada a realização de uma fístula arteriovenosa para dar continuidade ao tratamento.

Três meses depois da confecção da fístula, R. F. continuou suas sessões de hemodiálise por meio desta via, 3 vezes por semana em uma clínica de hemodiálise.


Descreva quais as possíveis condutas terapêuticas nutricionais poderiam ser abordadas nesse caso (pré e pós-diálise peritoneal e hemodiálise), e explique a função dos exames laboratoriais: albumina sérica e nPNA.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso descrito, algumas possíveis condutas terapêuticas nutricionais que poderiam ser abordadas são: Pré-diálise peritoneal: - Avaliação do estado nutricional do paciente, incluindo a análise de peso, altura, circunferência do braço e dobra cutânea tricipital. - Orientação nutricional para uma dieta equilibrada e adequada em nutrientes, com restrição de sódio, potássio e fósforo, de acordo com as necessidades individuais do paciente. - Monitoramento do consumo alimentar e ajustes na dieta conforme necessário. - Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário. Pós-diálise peritoneal: - Avaliação do estado nutricional e monitoramento do peso, ingestão alimentar e exames laboratoriais. - Orientação nutricional para uma dieta equilibrada e adequada em nutrientes, com restrição de sódio, potássio e fósforo, de acordo com as necessidades individuais do paciente. - Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário. - Acompanhamento regular com o nutricionista para ajustes na dieta conforme necessário. Hemodiálise: - Avaliação do estado nutricional e monitoramento do peso, ingestão alimentar e exames laboratoriais. - Orientação nutricional para uma dieta equilibrada e adequada em nutrientes, com restrição de sódio, potássio e fósforo, de acordo com as necessidades individuais do paciente. - Ajustes na dieta conforme as necessidades do paciente, levando em consideração a remoção de nutrientes durante a hemodiálise. - Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário. - Acompanhamento regular com o nutricionista para ajustes na dieta conforme necessário. Quanto aos exames laboratoriais, a albumina sérica é um indicador do estado nutricional do paciente, sendo uma proteína de transporte que reflete a disponibilidade de nutrientes. Valores baixos de albumina podem indicar desnutrição ou inflamação crônica. O nPNA (Nitrogen Protein Equivalent) é um cálculo que estima a ingestão proteica do paciente, levando em consideração a quantidade de nitrogênio excretado na urina. É utilizado para avaliar a adequação da ingestão proteica e auxiliar no planejamento da dieta. É importante ressaltar que essas condutas terapêuticas e exames laboratoriais devem ser realizados e interpretados por profissionais de saúde capacitados, como médicos e nutricionistas, levando em consideração as características individuais de cada paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais