Buscar

“De acordo com Puente (2010), inicialmente, a fim de delimitar seus propósitos, a ideia de cooperação foi denominada assistência técnica, em 1948. ...

“De acordo com Puente (2010), inicialmente, a fim de delimitar seus propósitos, a ideia de cooperação foi denominada assistência técnica, em 1948. O intuito era que a cooperação fosse entendida como um auxílio fornecido por alguns Estados e recebido por outros com vistas a promover melhorias para aqueles que apresentassem maior dificuldade. O Estado que fornecesse a ajuda seria o provedor ou fornecedor, e o que recebesse a ajuda, o receptor ou recipendiário. No entanto, ainda faltava definir que tipo de auxílio seria recebido e fornecido. A partir de então, começaram a surgir definições mais específicas de cooperação”.



Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 5 - Cooperação internacional: o que é e como funciona).

Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, assinale a alternativa que melhor descreve a definição de Cooperação Técnica Internacional (CTI).


(A) Auxílio destinado aos membros ocupantes dos altos escalões de organismos intergovernamentais internacionais visando sua capacitação e formação técnica.

(B) Auxílio associado à demanda humanitária por alimentos, fornecimento de bens para assegurar a segurança alimentar ou de créditos concessionais para sua aquisição.

(C) Auxílio fornecido em forma de empréstimos e investimentos a fundo perdido, de doações financeiras e de bens materiais para o desenvolvimento, e de créditos concessionais.

(D) Auxílio concedido em situações de tragédias humanitárias naturais ou produzidas pelo homem, com o objetivo de aliviar condições extremas de vida e de dificuldade de sobrevivência.

(E) Auxílio ao desenvolvimento fundamentado no aprimoramento de capacidades do país receptor, visando à elevação de sua autonomia por meio de projetos interdependentes e multidimensionais e da exploração de capacidades endógenas, apoiadas pelo país fornecedor de cooperação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A definição de Cooperação Técnica Internacional (CTI), de acordo com os ensinamentos apreendidos na disciplina "Política Externa Brasileira Contemporânea", é a alternativa (E) - Auxílio ao desenvolvimento fundamentado no aprimoramento de capacidades do país receptor, visando à elevação de sua autonomia por meio de projetos interdependentes e multidimensionais e da exploração de capacidades endógenas, apoiadas pelo país fornecedor de cooperação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais