Buscar

Questão 3/10 - História Regional Leia o fragmento a seguir: “Escrevendo em 1995, José Henrique Rollo Gonçalves [...] registrou que quinze ou vint...

Questão 3/10 - História Regional

Leia o fragmento a seguir:



“Escrevendo em 1995, José Henrique Rollo Gonçalves [...] registrou que quinze ou vinte anos antes daquela data os meios intelectuais brasileiros olhavam para a História Regional de modo pejorativo.”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZLATIC, Carlos Eduardo. História Regional. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 39.

Considerando o fragmento acima e os conteúdos abordados no livro-base História Regional, assinale a alternativa que explica corretamente por que os historiadores brasileiros olhavam com desconfiança a História Regional:

AA análise da regionalidade não era bem vista pois buscava abarcar apenas a vida de um ou dois sujeitos das classes subalternas.

BA busca por uma História Regional era vista como um enaltecimento da escravidão no Brasil.

CEra contraditório pensar em História Regional, uma vez que o contexto de cada local não tem grande significado quando comparado com o processo histórico de um país como todo.

DA História Regional estava intrinsicamente relacionada com vertentes neoliberais, com o propósito de deturpar a realidade e colocar camadas da população em rivalidade.

EEra vista como uma forma vulgar de produção do conhecimento histórico que servia para amontoar fatos desconexos e exaltar personagens históricos pertencentes às elites políticas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa E) Era vista como uma forma vulgar de produção do conhecimento histórico que servia para amontoar fatos desconexos e exaltar personagens históricos pertencentes às elites políticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais