Buscar

Na passagem do século XIX ao XX, as elites econômicas brasileiras estavam atentas às inovações na educação que ocorriam na Europa e nos Estados Uni...

Na passagem do século XIX ao XX, as elites econômicas brasileiras estavam atentas às inovações na educação que ocorriam na Europa e nos Estados Unidos. Sobre isso, podemos afirmar:


a. A instituição dos primeiros jardins de infância no Brasil foi inspirada pelo pensamento de Johann H. Pestalozzi, Friedrich Froebel e Marie Pape-Carpantier. Esses locais de desenvolvimento infantil foram baseados no método intuitivo.
b. As creches, que atendiam crianças menores de três anos, também eram inspiradas no pensamento de grandes pedagogos do momento, tinham função de desenvolver física e mentalmente as crianças pequenas, além de se configurarem como direitos dos trabalhadores, permitindo que os pais (inclusive as mães) pudessem trabalhar fora de casa e ter quem cuidasse das crianças.
c. Diferentes escolas foram criadas a partir de correntes pedagógicas em voga no exterior, porém a maioria foi proibida de atuar por imposição do Estado que pretendia normatizar o ensino no país.
d. As universidades brasileiras no século XIX apresentavam grande influência europeia devido à vinda de professores estrangeiros.
e. Os jardins de infância tinham sido criados no Brasil sem qualquer influência do pensamento de autores estrangeiros sobre educação.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADADE II - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO UNIP PEDAGOGIA 2023
6 pág.

Pedagogia Unip Ead 1 sem Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. A instituição dos primeiros jardins de infância no Brasil foi inspirada pelo pensamento de Johann H. Pestalozzi, Friedrich Froebel e Marie Pape-Carpantier. Esses locais de desenvolvimento infantil foram baseados no método intuitivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais