Buscar

A glândula suprarrenal encontra-se aderida acima dos rins e possui um papel fundamental no metabolismo endócrino do organismo. Esta glândula é divi...

A glândula suprarrenal encontra-se aderida acima dos rins e possui um papel fundamental no metabolismo endócrino do organismo. Esta glândula é dividida anatomicamente em medula da suprarrenal e córtex da suprarrenal e este último ainda é subdividido em zonas: glomerulosa, fasciculada e reticular. Cada uma destas camadas é responsável por produzir um hormônio. Como ocorre esta produção?


Resposta Selecionada: e. Zona glomerulosa: mineralocorticoides, zona fasciculada: andrógenos e zona reticular: andrógenos.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO 1- ED V
3 pág.

Estudos Disciplinares V Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A produção de hormônios nas diferentes zonas da glândula suprarrenal ocorre da seguinte forma: - Zona glomerulosa: Nessa região, ocorre a produção de mineralocorticoides, como a aldosterona. Esses hormônios são responsáveis pelo equilíbrio de eletrólitos e pela regulação da pressão arterial. - Zona fasciculada: Nessa camada, ocorre a produção de hormônios esteroides, como o cortisol. O cortisol desempenha um papel importante na regulação do metabolismo, resposta ao estresse e controle da inflamação. - Zona reticular: Nessa zona, ocorre a produção de andrógenos, como a dehidroepiandrosterona (DHEA). Os andrógenos são hormônios sexuais que desempenham um papel na puberdade, desenvolvimento sexual e função reprodutiva. É importante ressaltar que essa é uma simplificação da produção hormonal na glândula suprarrenal e que existem outros hormônios produzidos em menor quantidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais