Buscar

As mudanças tecnológicas se refletiram na programação desenvolvida pelos produtores e na linguagem utilizada pelos locutores e pelos apresentadores...

As mudanças tecnológicas se refletiram na programação desenvolvida pelos produtores e na linguagem utilizada pelos locutores e pelos apresentadores, segundo Lopez e Quadros (2015). O consumo, até então baseado na coletividade familiar, acaba sendo substituído pelo individualismo, pelo diálogo entre o locutor da rádio e o ouvinte, fazendo com que o rádio se tornasse, para os ouvintes, um pano de fundo para a realização de outras atividades (LOPEZ; QUADROS, 2015). Com a linguagem do rádio modificada e mais intimista, as narrativas dos anúncios passaram a considerar o ouvinte/consumidor como uma espécie de interlocutor da mensagem.Com base na relação do rádio com o público, disserte sobre duas limitações e duas possibilidades do rádio.

FONTE: LOPEZ, D. C.; QUADROS, M. R. de. O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 22, n. 3, jul./ago./set. 2015.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho citado, podemos dissertar sobre duas limitações e duas possibilidades do rádio em relação à sua relação com o público. Limitações: 1. Falta de interatividade: Antes das mudanças tecnológicas, o rádio era um meio de comunicação unidirecional, onde o locutor transmitia a mensagem e o ouvinte apenas recebia. Isso limitava a participação ativa do público na programação e nas discussões. 2. Dificuldade de segmentação: O rádio tradicional tinha uma programação geral, voltada para um público amplo. Isso dificultava a personalização das mensagens e a segmentação do público-alvo, o que poderia limitar a efetividade das estratégias de comunicação. Possibilidades: 1. Intimidade e proximidade com o ouvinte: Com as mudanças tecnológicas, o rádio passou a adotar uma linguagem mais intimista e a considerar o ouvinte como um interlocutor da mensagem. Isso possibilitou uma maior conexão emocional entre o locutor e o público, criando uma relação mais próxima e personalizada. 2. Maior flexibilidade e diversidade de conteúdo: Com a evolução tecnológica, o rádio ganhou novos formatos e canais de transmissão, como as rádios online e os podcasts. Isso possibilitou uma maior diversidade de conteúdo, abrindo espaço para programas especializados em diferentes temas e interesses, atendendo às demandas de um público mais segmentado. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das limitações e possibilidades do rádio, e que existem outras questões a serem consideradas na análise desse meio de comunicação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais