Buscar

Teoria e Técnica em Rádio e TV Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A linguagem radiofônica se transformou, ao longo da história, em compasso semelhante à evolução tecnológica do meio de comunicação. Quando havia dificuldade na captação de sinal, além da baixa qualidade do áudio nas antigas rádios de Ondas Médias (OM), as locuções eram mais pausadas, com vozes fortes e graves, facilitando a compreensão da mensagem. Com a evolução do aparato técnico de transmissão e de recepção, locutores tiveram a oportunidade de realizar emissões mais dinâmicas e sem a exigência anterior de vozes em tons mais graves. Referente à evolução técnica e adaptações na linguagem radiofônica, analise as afirmativas a seguir:
I- A implantação de uma série de novos instrumentos tecnológicos, como o aparelho receptor de rádio miniaturizado e portátil, fez com que a linguagem do meio se transformasse.
II- Com a linguagem do rádio modificada e mais intimista, as narrativas dos anúncios passaram a considerar o ouvinte/consumidor como uma espécie de interlocutor da mensagem.
III- O consumo, até então, baseado no individualismo, passa, a partir de 1950, a ser focado na coletividade familiar.
IV- Com a migração dos principais atrativos radiofônicos para a TV, o rádio perde a força dos grandes espetáculos, transferidos para o novo meio.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
2. Quando o objetivo publicitário é lançar um novo produto, serviço ou marca no mercado, o processo ocorre em nível cognitivo. O que o anunciante deseja, na verdade, é estimular novos hábitos de consumo. Seguindo as clássicas recomendações de Kotler (1998), é necessário considerar cinco estágios entre os consumidores. Acerca desses estágios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Conscientização: consumidor toma consciência da inovação, mas sem informações.
( ) Interesse: consumidor estimulado a procurar informações.
( ) Experimentação: consumidor experimenta inovação (melhorar estima de valor).
( ) Avaliação: consumidor se nega a experimentar a inovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.
3. Os gêneros e os formatos radiofônicos são as bases estruturais da programação de uma emissora de rádio. Então, ao conhecermos os gêneros e os formatos, estaremos nos permitindo identificar certos tipos de programas e facilitar a decisão a respeito do que se quer consumir no rádio. Destaca-se que os gêneros e os formatos permitem institucionalizar a produção e a programação das rádios, porém, é importante evitar um enquadramento rígido que dificulte uma relação harmoniosa entre os mais variados estilos da linguagem. De um modo geral, os gêneros radiofônicos auxiliam na organização da mensagem radiofônica e cumprem três funções básicas. Acerca dessas funções, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os gêneros são ferramentas para o trabalho dos jornalistas de rádio e instrumentos úteis da pedagogia do exercício profissional.
b) Os gêneros radiofônicos são formas de representação da realidade e servem como sistemas de referências que se modificam e evoluem constantemente.
c) Os gêneros radiofônicos são formas de representação da realidade e servem como sistemas de referências que não se modificam, ou seja, são estáticos.
d) Os gêneros atuam como modelos de enunciação, ou seja, fornecem um conhecimento que permite superar ou modificar os esquemas tradicionais.
4. Segundo Ferraretto (2001), os programas de rádio se dividem em dois grandes grupos: informativos (noticiário, programa de entrevista, programa de opinião, mesa-redonda, documentário) e de entretenimento (programa humorístico, dramatização, programa de auditório, programa musical). O formato "radiorrevista" ou "programa de variedades" pode pertencer aos dois grupos, sendo informativo ou buscando o entretenimento. Acerca da programação radiofônica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os programas humorísticos representam a maior parte da programação das emissoras de rádio no Brasil, restringindo-se ao uso de piadas.
( ) Os programas de opinião são baseados em comentários, que podem ser realizados pelo apresentador, por um comentarista da emissora ou por um convidado externo.
( ) A mesa-redonda é um dos formatos radiofônicos mais utilizados, atualmente, pelos podcasts. É voltada à discussão coletiva, a partir da qual os participantes apresentam ideias diferenciadas entre si, normalmente, mediados por um apresentador.
( ) O noticiário se subdivide em: síntese noticiosa, radiojornal, edição extra, toque informativo e informativo especializado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - V.
d) F - V - V - F.
5. Cada elemento que compõe a linguagem radiofônica tem a função isolada na mensagem radiofônica e, juntos, dão harmonia a um anúncio ou a qualquer outro tipo de informação produzido para o meio. Esses elementos ajudam a chamar a atenção, despertar a curiosidade, ativar a imaginação e buscar a ação ou o convencimento do público receptor da mensagem. Diante o exposto, sobre os elementos que formam a linguagem radiofônica, assinale a alternativa CORRETA:
a) A palavra, a dança, o efeito sonoro e o ruído.
b) A palavra, a música, o efeito sonoro e o silêncio.
c) A palavra, a música, o efeito sonoro e o ruído.
d) A palavra, a dança, o efeito sonoro e o silêncio
6. Além dos gêneros radiofônicos que conhecemos, surgiram, com a evolução da web, os chamados gêneros ciberradiofônicos, que se caracterizam por uma concepção multimídia peculiar e pela entrada dos três elementos-chave da internet: capacidade de navegação, hipertextualidade-hipermidialidade e interatividade. Os gêneros publicitários ciberradiofônicos mantêm uma aproximação parcialmente tradicional e incorporam outras modalidades próprias da internet, de maneira escrita, gráfica ou sonora (CEBRIÁN HERREROS, 2008). Acerca dos gêneros publicitários ciberradiofônicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Banners visuais fixos ou animados: aparecem vinculados às páginas da web das emissoras.
( ) Integração nos links: a publicidade aparece no momento de saltar de um conteúdo a outro mediante um link.
( ) Modelos interativos: normalmente, há a opção de o usuário participar ou de descartar o anúncio. Quando participa, inicia-se um diálogo entre o conteúdo publicitário e as respostas do usuário. Isso é habitual quando há premiações envolvidas.
( ) Programete: é uma pequena peça musical cujas funções são facilitar e estimular a retenção da mensagem pelo ouvinte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - F.
7. O rádio pioneiro era, também, chamado de "rádio educativo", mas, na prática, não atingia objetivos pedagógicos, mas culturais, com música erudita. Com a programação elitista, o novo meio esbarrava no problema de não conseguir sobreviver apenas de mensalidades, que eram pagas pelos "associados". Em 1932, então, surgiu o Decreto Nacional n° 21.111, que autorizava a veiculação da publicidade, fazendo com que o rádio pudesse manter a estrutura com recursos próprios (ORTRIWANO, 1985). Acerca do histórico do rádio no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- A década de 1920 foi um período de precariedade nas transmissões do rádio brasileiro.
II- Em 1932, surgia o "Programa Casé", de Ademar Casé, na rádio Philips, que virou um marco na radiofonia.
III- Nos primórdios, as emissoras de rádio chegavam a fazer alternância dos dias em que entravam no ar, de segunda-feira a sábado, não apresentando qualquer programação aos domingos.
IV- Os jingles surgiram no rádio brasileiro na década de 1950, revolucionando a propaganda radiofônica.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
8. Ao mesmo tempo em que o diálogo entre locutor e ouvinte, de forma individualizada, se fortalecia, os riscos de fugacidade também aumentavam, devido a uma diminuição da anterior atenção concentrada nos atrativos da programação. Segundo Ortiz e Marchamalo (2005, p. 24), "uma das características fundamentais do meio rádio é [...] a fugacidade". No rádio convencional, não dá para voltar atrás, além de ouvir de novo, já que todas as mensagens de transmissão são unicamente sonoras e instantâneas. "O rádio impõe a recepção e a escuta das mensagens no instante preciso da emissão" (ORTIZ; MARCHAMALO, 2005, p. 24). Acerca das limitações do rádio, analise as afirmativas a seguir:
I- Unisensorialidade: pode valer-se de um só sentido, a audição, o pode gerar cansaço e distração.
II- Ausência do interlocutor: o interlocutor não está no estúdio, mas do outro lado do receptor, e não pode intervir diretamente. 
III- Público condicionado: o público está mais acostumado a ouvir do que a escutar rádio, sendo baixos os níveis de atenção e de concentração às mensagens veiculadas. 
IV- Relação de identificação: se, por um lado, o ouvinte acompanha a programação de forma distraída e superficial, por outro, o rádio é, também, uma companhia.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
9. Com o avanço da web móvel, vivenciamos uma espécie de retomada da chamada "cultura do uso da voz". Dispositivos móveis, como os atuais smartphones, passaram a impulsionar, mais uma vez, os hábitos de escuta individualizada, como é o exemplo do podcast. Os podcasts valorizam nichos e temáticas específicas, sendo muito comum que o diálogo esteja presente na estrutura narrativa, já que o monólogo ainda tem presença em parte da produção radiofônica. Acerca do podcast, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os Podcasts podem ser realizados com ou sem a mediação tradicional dos veículos de comunicação.
( ) A horizontalidade na forma de comunicação é uma característica própria do Podcast.
( ) Podcasting e Podcast são sinônimos, visto que ambos são um processo midiático baseado em emissões sonoras que utiliza a internet como suporte.
( ) Em veiculações de áudio na web, segue-se a tendência de interatividade ou, pelo menos, aquilo que gere uma sensação de participação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.
10. Segundo Reis (2008, p. 47), "o patrocínio constrói o valor da marca e atribui uma personalidade para o anunciante, estabelecendo uma diferença com a concorrência e inspirando a lealdade do consumidor em relação à marca. O patrocínio também demonstra que o anunciante está interessado em algo mais que simplesmente vender o produto, e que está preocupado com outros aspectos da vida do consumidor, como necessidades de entretenimento e de informação". A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nos primeiros tempos de inserção publicitária no rádio, as assinaturas de marcas famosas permitiam uma associação entre o programa de rádio veiculado e o anunciante.
( ) A referência ao patrocínio pode ser do tipo: "este programa é patrocinado por" ou "é uma cortesia", "gentileza", "oferecimento", "apoio" etc.
( ) O patrocínio visa transmitir informações de interesse público, promoção de serviços, modificar atitudes e comportamentos.
( ) O patrocínio é um formato de anúncio que evoluiu das assinaturas que faziam simples alusões aos nomes de empresas que apoiavam emissões, geralmente, no início e no fim das transmissões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.

Outros materiais