A inteligência é uma característica intrínseca à aprendizagem e, segundo Fernández (2001), recorre aos princípios de assimilação e acomodação. Sobre esse tema, leia e analise as afirmativas a seguir: A acomodação e aprendizagem do conhecimento pressupõem que o aluno res-signifique a informação, podendo ocorrer de formas diversas, uma vez que cada ser humano possui a sua singularidade, as suas próprias vivências e experiências. A partir dessa singularidade, o aluno cria os seus próprios conhecimentos. A assimilação é o momento em que o estudante começa a vivenciar as coisas antigas no instante de experimentação, já possuindo a capacidade de entendimento suficiente para compreender que aquilo é algo já conhecido em seu mundo. Por meio da assimilação, a criança concebe todas as novas experiências de sua vida, pois se trata do momento em que o aluno passa a incorporar novos esquemas em seu pensamento e na sua linguagem. A acomodação é o processo no qual o aluno observa as experiências novas, em uma aprendizagem passiva, mostrando-se como receptor e não autor da criação e incorporação de novas experiências. Podemos afirmar que:
Compreender a didática de um ponto de vista dialético é entender que a ação da escola para a formação do aluno possui finalidade social determinada, com significados que vão além da operacionalização do ensino, pois o ensino tem por objetivo preparar o estudante para a vida social, a qual é marcada por determinações e condições de uma prática social mais ampla. A didática é uma disciplina de extrema importância, pois compreende o “como ensinar”, pressupondo que a escola busca cumprir as suas funções. Desse modo, é correto afirmar que a escola tem a função:
a) Social e pedagógica. b) Política e cultural. c) Econômica e religiosa.
Ainda sobre as contribuições de Rousseau, a obra Contrato Social defende a ideia que:
a) O homem (ser humano) é inatamente bom e tem o seu comportamento corrompido pela sociedade. b) A educação deve ser voltada para o desenvolvimento natural da criança. c) Os professores não precisarão mais mudar de método para que o aluno aprenda.
Baradel (2007, p. 11) enfatiza que “[...] inicialmente (século XVII), a didática tinha seus pressupostos calcados na causa da____________________, sendo um meio de luta contra o modelo de ensino da igreja católica medieval, ou seja, deveria ser um instrumento de libertação”.
a) Ética Religiosa b) Reforma Protestante c) Cultura específica e ensino-aprendizagem
A didática estuda os processos de ensino, que fazem parte da educação que, por sua vez, é estudada pelas licenciaturas. A didática, conforme explica Libâneo (1994, p. 25-26), investiga os fundamentos, as condições e o modo de realização do ensino, cabendo-lhe, segundo o autor:
a) Explorar as capacidades intelectuais dos alunos. b) Promover a formação integral dos alunos. c) Planejar e organizar o trabalho pedagógico.
Os estudos a respeito da Didática iniciaram-se na Era Moderna, em um período marcado pela transição do feudalismo para o capitalismo, ocasionando a necessidade de transmissão de saberes mínimos para os segmentos mais pobres da população, com vistas à formação de mão de obra produtiva. A palavra didática surgiu quando os adultos começaram a participar do processo de aprendizagem das crianças e dos jovens de uma forma planejada e ____________, diferentemente das formas de ___________ instantânea que ocorriam anteriormente. Ao estabelecer uma intenção na forma de ensinar, ou seja, uma ação pedagógica, a escola começou a se constituir como um local de práticas de ensino, passando a ser ____________ conforme níveis, respeitando as necessidades de cada criança, as suas possibilidades e o seu ritmo de aprendizagem (LIBÂNEO, 1994). Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas apresentadas: