Buscar

2. Com relação aos fatores que afetam a atividade das enzimas, marque V para as afirmacoes verdadeiras e F para as falsas, devendo estas ser justif...

2. Com relação aos fatores que afetam a atividade das enzimas, marque V para as afirmacoes verdadeiras e F para as falsas, devendo estas ser justificadas. (2,0 pontos)

(F) A atividade catalítica das enzimas provém apenas da energia livre liberada pela formação das interações não covalentes com o seu substrato.
Há a possibilidade da formação de ligações covalentes transitórias que também influencia na atividade catalítica da enzima.

(F) Em solução, a solubilidade de uma enzima é melhorada quando o pH é equivalente ao seu ponto isoelétrico.
Ao atingir o ponto isoelétrico, as cargas da cadeia lateral da proteína (enzima) se neutralizam, o que acarreta na sua coagulação e precipitação. Portanto, menor será a solubilidade da enzima quando o pH é equivalente ao seu ponto isoelétrico.

(F) Uma enzima é estruturalmente complementar ao seu substrato assim como uma chave e uma fechadura, principalmente em relação a sua ação catalítica.
No estado de transição, o substrato é capaz de induzir uma mudança na conformação de uma enzima fazendo com que ela saia de seu estado basal.

(F) A adição de sais e açúcares tornam as enzimas mais vulneráveis a desnaturação térmica.
O efeito de hidratação caudado pela água facilita a desnaturação térmica das enzimas, logo, ao adicionar sais a atividade de água vai ser diminuída e, consequentemente, as enzimas ficarão mais estáveis contra a desnaturação térmica.

(F) A atividade catalítica das enzimas não é afetada pela atividade de água.
A presença da atividade de água é necessária para que não haja a perda da atividade catalítica das enzimas, isso se deve ao fato de a água atuar como um “co-substrato”, a água também assume o papel como meio de difusão no alimento.


Essa pergunta também está no material:

Resolução Velocidade de Reação Enzimática
3 pág.

Bioquimica dos Alimentos Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: 1. (F) A atividade catalítica das enzimas provém apenas da energia livre liberada pela formação das interações não covalentes com o seu substrato. Justificativa: Além das interações não covalentes, as enzimas também podem formar ligações covalentes transitórias com o substrato, o que influencia na atividade catalítica. 2. (F) Em solução, a solubilidade de uma enzima é melhorada quando o pH é equivalente ao seu ponto isoelétrico. Justificativa: Ao atingir o ponto isoelétrico, as cargas da cadeia lateral da proteína (enzima) se neutralizam, o que acarreta na sua coagulação e precipitação. Portanto, menor será a solubilidade da enzima quando o pH é equivalente ao seu ponto isoelétrico. 3. (F) Uma enzima é estruturalmente complementar ao seu substrato assim como uma chave e uma fechadura, principalmente em relação a sua ação catalítica. Justificativa: No estado de transição, o substrato é capaz de induzir uma mudança na conformação de uma enzima fazendo com que ela saia de seu estado basal. 4. (F) A adição de sais e açúcares tornam as enzimas mais vulneráveis a desnaturação térmica. Justificativa: O efeito de hidratação causado pela água facilita a desnaturação térmica das enzimas. Ao adicionar sais, a atividade de água é diminuída e, consequentemente, as enzimas ficam mais estáveis contra a desnaturação térmica. 5. (F) A atividade catalítica das enzimas não é afetada pela atividade de água. Justificativa: A presença da atividade de água é necessária para que não haja perda da atividade catalítica das enzimas. A água atua como um "co-substrato" e também assume o papel de meio de difusão no alimento. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais