Logo Passei Direto
Buscar
A sessão de treinamento é considerada a menor unidade de uma periodização. Composta por exercícios, pode contemplar aspectos físicos, técnicos e táticos de maneira inter-relacionada dentro de uma mesma sessão. Para melhor organização, a sessão deve ser desenvolvida contemplando três fases distintas: preparatória, principal e final. Considerando as diferenças nos objetivos, volume e intensidade em cada uma das fases de uma sessão de treinamento, pode-se afirmar que:


A. A fase principal é composta por componentes físicos e técnicos que têm por objetivo o preparo dos atletas para a fase subsequente.
B. A fase preparatória está relacionada ao aquecimento, que tem por objetivo preparar os atletas para os exercícios aplicados na fase seguinte, a principal.
C. A fase final é a mais intensa e tem como objetivo principal a recuperação dos atletas após a sessão de treinamento.
D. A fase principal é a fase mais longa e tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades técnicas dos atletas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa B. A fase preparatória está relacionada ao aquecimento, que tem por objetivo preparar os atletas para os exercícios aplicados na fase seguinte, a principal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma maneira objetiva de avaliar o desempenho de um atleta ou equipe é por meio da realização de testes. Para isso, a literatura científica indica grande variedade de procedimentos que podem ser utilizados. Entre eles, pode-se destacar métodos de avaliação da composição corporal, amplitude de movimento, velocidade, força, potência, resistência aeróbia e anaeróbia. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

A. Os testes devem ser realizados exclusivamente no início do programa de treinamento com o objetivo de identificar o estado atual do atleta no que se refere às principais capacidades físicas envolvidas na modalidade. Os testes a serem aplicados precisam levar em consideração as capacidades físicas específicas da modalidade. Devem ser realizados no início da periodização e repetidos no decorrer do programa de treinamento com o objetivo de possibilitar mudanças no planejamento. Ademais, a seleção dos testes deve ser realizada levando em consideração critérios científicos de validade e fidedignidade. Seus resultados devem ser avaliados de forma sistêmica, considerando o desempenho nas diferentes capacidades físicas e identificando possíveis interações ou concorrência entre elas.
B. A definição de testes a serem aplicados em determinada modalidade deve contemplar capacidades físicas gerais, independentemente da especificidade do esporte no qual o atleta está inserido. Os testes a serem aplicados precisam levar em consideração as capacidades físicas específicas da modalidade. Devem ser realizados no início da periodização e repetidos no decorrer do programa de treinamento com o objetivo de possibilitar mudanças no planejamento. Ademais, a seleção dos testes deve ser realizada levando em consideração critérios científicos de validade e fidedignidade. Seus resultados devem ser avaliados de forma sistêmica, considerando o desempenho nas diferentes capacidades físicas e identificando possíveis interações ou concorrência entre elas.
C. Os testes de desempenho devem ser realizados no início de uma periodização e repetidos periodicamente para identificar a evolução do atleta e permitir revisões no planejamento. Os testes a serem aplicados precisam levar em consideração as capacidades físicas específicas da modalidade. Devem ser realizados no início da periodização e repetidos no decorrer do programa de treinamento com o objetivo de possibilitar mudanças no planejamento. Ademais, a seleção dos testes deve ser realizada levando em consideração critérios científicos de validade e fidedignidade. Seus resultados devem ser avaliados de forma sistêmica, considerando o desempenho nas diferentes capacidades físicas e identificando possíveis interações ou concorrência entre elas.
D. A avaliação dos resultados dos testes precisa ser feita individualmente a fim de evitar inferências, levando em consideração o cruzamento de informações envolvendo capacidades físicas distintas. Os testes a serem aplicados precisam levar em consideração as capacidades físicas específicas da modalidade. Devem ser realizados no início da periodização e repetidos no decorrer do programa de treinamento com o objetivo de possibilitar mudanças no planejamento. Ademais, a seleção dos testes deve ser realizada levando em consideração critérios científicos de validade e fidedignidade. Seus resultados devem ser avaliados de forma sistêmica, considerando o desempenho nas diferentes capacidades físicas e identificando possíveis interações ou concorrência entre elas.
E. Os testes a serem aplicados podem ser desenvolvidos com base em critérios de vivência dos treinadores, sem que haja necessariamente validação científica dos procedimentos que se pretende utilizar. Os testes a serem aplicados precisam levar em consideração as capacidades físicas específicas da modalidade. Devem ser realizados no início da periodização e repetidos no decorrer do programa de treinamento com o objetivo de possibilitar mudanças no planejamento. Ademais, a seleção dos testes deve ser realizada levando em consideração critérios científicos de validade e fidedignidade. Seus resultados devem ser avaliados de forma sistêmica, considerando o desempenho nas diferentes capacidades físicas e identificando possíveis interações ou concorrência entre elas.

Dessa forma, assinale a alternativa correta em relação aos componentes físicos, técnicos e táticos em modalidades coletivas:


A. As sessões de treinamento devem ser programadas para trabalharem cada um dos componentes de maneira isolada.
B. Os componentes físicos, técnicos e táticos em esportes coletivos estão relacionados ao desenvolvimento de capacidades físicas e fisiológicas, habilidades motoras, comportamentos e tomada de decisão durante o jogo. Por isso, precisam estar contemplados em todos os níveis da periodização (macrociclo, mesociclo, microciclo) de forma sistêmica, levando em consideração a fase de desenvolvimento dos atletas e o nível de habilidade. Ademais, os trabalhos físicos, técnicos e táticos precisam seguir progressão pedagógica adequada, ou seja, das tarefas mais básicas para as mais complexas, respeitando a especificidade da modalidade esportiva e a posição de jogo na qual o atleta atua.
E. No esporte profissional, a tática deve ser treinada por todos os atletas de forma generalizada, independentemente da posição de jogo e da função que o atleta exerce durante o jogo.

Nesse sentido, pode-se afirmar que:


A. A periodização do treinamento é composta de ciclos de treinamento, prevendo planejamento somente de curto e médio prazo.

Mais conteúdos dessa disciplina