Buscar

1 - MATERIAIS E MÉTODOS 1.1 Materiais Por meio da máquina de ensaios universal eletromecânica EMIC DL20000, com célula de carga com capacidade de 2...

1 - MATERIAIS E MÉTODOS
1.1 Materiais
Por meio da máquina de ensaios universal eletromecânica EMIC DL20000, com célula de carga com capacidade de 20 kN, os ensaios de flexão foram realizados no suporte fixo de dois pontos sobre avanço do cutelo pelo travessão, totalizando flexão em três pontos. Foram seguidos pelas normas ASTM-C1161 em CPs cerâmicos (CP 1 e 2), ASTM-E855 em metais (CP 7) e ASTM-D790 em polímeros (CP 4), com ressalva ao fato dos processos de sinterização e fusão dos CPs estavam fora das especificações. Além disso, foi utilizado um deflectômetro para medir a variação no deslocamento inferior do CP, limitado a um curto deslocamento conservativo de segurança, até a ruptura do CP.
1.2 Métodos
Em temperatura ambiente (25°C) o primeiro corpo de prova (CP 1), composto por cerâmica vermelha, sinterizada a 950°C e de geometria retangular, foi medido, marcado o centro de sua face lateral, que era menor que a base (h < b), apresentado na Figura 1, e posicionado no centro do suporte fixo de dois pontos da máquina. Em seguida, o cutelo no travessão superior foi aproximado em uma região vertical próxima ao contato e as cargas foram zeradas no contato com o CP. A fixação do deflectômetro ocorreu de forma cuidadosa e as cargas foram aplicadas até a ruptura do CP. De modo que, este procedimento foi realizado em outro CP (CP 2) de cerâmica vermelha na posição de base vertical, em que o contato com a base era de h > b, apresentado na Figura 2.
Figura 2 - CP de cerâmica
Figura 1 - CP de cerâmica
Fonte: ICT - UNIFESP Fonte: ICT - UNIFESP
Em seguida, foi realizado ensaio de flexão com o posicionamento do CP 7 na direção de base horizontal (h < b), presente na Figura 3, composto por alumínio, até sua ruptura. Por fim, foi realizado ensaio de flexão com o posicionamento do CP 4 na direção de base vertical (h > b), presente na Figura 4, composto por polimetilmetacrilato até sua ruptura.


Essa pergunta também está no material:

Diogo Garcia Ensaio de flexão
5 pág.

Engenharia de Materiais II USP - LorenaUSP - Lorena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, o trecho menciona o uso da máquina de ensaios universal eletromecânica EMIC DL20000 com célula de carga de 20 kN para realizar ensaios de flexão em diferentes materiais. Os ensaios foram realizados de acordo com as normas ASTM-C1161 para CPs cerâmicos, ASTM-E855 para metais e ASTM-D790 para polímeros. Foi utilizado um deflectômetro para medir a variação no deslocamento inferior do CP até a sua ruptura. Os corpos de prova (CPs) utilizados foram de cerâmica vermelha sinterizada a 950°C, alumínio e polimetilmetacrilato. Os CPs foram posicionados de acordo com as especificações de cada ensaio, com variações na geometria e orientação da base.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais