Logo Passei Direto
Buscar
Denomina-se aneurisma a dilatação anormal e permanente de um determinado segmento das artérias. De forma simplificada, pode-se afirmar que a origem dessa dilatação é o enfraquecimento da parede arterial, congênito, como no caso de alguns aneurismas intracranianos, ou secundário a certas doenças, como inflamações arteriais ou aterosclerose. Assinale a opção correta:


R: Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmação está correta. O aneurisma realmente se origina do enfraquecimento da parede arterial, que pode ser congênito ou secundário a doenças como inflamações arteriais ou aterosclerose. Portanto, a opção "Todas as afirmativas estão corretas" é a resposta certa. Se precisar de mais informações sobre aneurismas, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa correta é que todas as afirmativas estão corretas. O aneurisma é uma dilatação anormal e permanente de um segmento das artérias, que pode ocorrer devido ao enfraquecimento da parede arterial congênito ou como resultado de certas doenças, como inflamações arteriais ou aterosclerose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2- O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) trata-se de necrose miocárdica que pode ser diagnosticada por elevação sanguínea nos níveis de alguns marcadores bioquímicos. Assinale a alternativa que apresenta os principais marcadores bioquímicos do IAM


a) Creatinoquinase MB, troponina e mioglobina.
b) Troponina, mioglobina e hemoglobina.
c) Hemoglobina, creatinina e troponina.

3- Júlia tem 8 meses, quando nasceu não apresentou nenhum quadro de cardiopatia, no entanto, há duas semanas sua mãe relata que ela se apresenta apática, 'cansando' com facilidade e com o coração 'acelerado'. O cardiologista, ao avaliá-la, confirmou os sintomas relatados pela mãe e solicitou um ecocardiograma, onde foi evidenciada a persistência do forame oval. Diante desse quadro, qual o possível diagnóstico de Júlia?


a) Comunicação Interatrial.
b) Comunicação Interventricular.
c) Estenose aórtica.

4- Para melhor compreensão dos processos fisiopatológicos que acometem o coração, é de extrema importância o conhecimento da anatomia cardíaca. Dessa forma, observe a figura e, em seguida, assinale a alternativa correta:


( ) Bicúspide, ou, mitral
( ) Aurícula direita
( ) Artéria aorta
( ) Aurícula esquerda
( ) Veia cava superior
( ) Ventrículo direito
( ) Veia cava inferior
( ) Ventrículo esquerdo
( ) Válvula Triscúpide
( ) Artéria pulmonar
( ) Septo
( ) Veias pulmonares

5- Sobre a fisiologia cardíaca, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

I- O nó sinoatrial (SA) é responsável por iniciar o impulso elétrico no coração.
II- O sistema de condução do coração é composto pelo nó sinoatrial (SA), nó atrioventricular (AV), feixe de His, ramos direito e esquerdo e fibras de Purkinje.
III- A sístole ventricular corresponde ao relaxamento dos ventrículos.
IV- A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos.
a) V, V, F, V
b) F, V, V, F
c) V, F, F, V

A doença arterial periférica é uma condição em que ocorre o estreitamento e a rigidez das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores. Quando os vasos sanguíneos ficam estenosados, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações. Acerca da evolução das arteriopatias, assinale a opção correta.


R: A diminuição de pulso nos membros inferiores, isoladamente, não permite a correlação com sintomas e sinais clínicos do paciente que podem estar mascarados por presença de circulação colateral.

O linfedema é uma afecção vascular periférica decorrente do comprometimento do sistema linfático. Em relação ao linfedema, analise as assertivas abaixo:


R: Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Das artérias abaixo, qual a mais frequentemente envolvida pelo aneurisma?

Mais conteúdos dessa disciplina