Buscar

Por que o hidróxido de estrôncio e menos reativo que o hidróxido de magnésio ?

💡 1 Resposta

User badge image

Sra Senju

O hidróxido de estrôncio (Sr(OH)2) é geralmente menos reativo do que o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) devido a diferenças em suas propriedades químicas e estruturais. Aqui estão algumas razões para essa diferença:

Tamanho do íon metálico: O estrôncio (Sr) é um metal alcalino-terroso que está localizado abaixo do magnésio (Mg) na tabela periódica. O íon estrôncio (Sr^2+) é maior do que o íon magnésio (Mg^2+), devido ao aumento do número de elétrons e níveis de energia. Isso faz com que o hidróxido de estrôncio tenha íons maiores em comparação com o hidróxido de magnésio.

Força iônica: Devido ao maior tamanho dos íons estrôncio, a força iônica no hidróxido de estrôncio é menor em comparação com o hidróxido de magnésio. Isso significa que os íons estrôncio e hidroxila têm uma atração iônica mais fraca, o que resulta em uma menor solubilidade e, portanto, menor reatividade do hidróxido de estrôncio em comparação com o hidróxido de magnésio.

Solubilidade: O hidróxido de estrôncio é menos solúvel em água do que o hidróxido de magnésio. A baixa solubilidade do hidróxido de estrôncio reduz sua reatividade em soluções aquosas em comparação com o hidróxido de magnésio, que é mais solúvel e, portanto, mais reativo.

Reações químicas: O hidróxido de magnésio é conhecido por reagir mais prontamente com ácidos, formando sais de magnésio solúveis em água e liberando gás hidrogênio. O hidróxido de estrôncio, devido à sua menor solubilidade e menor reatividade, não realiza essas reações tão vigorosamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais