Buscar

O quadro ilustra o ponto de fusão (PF) de alguns compostos iônicos. De acordo com o quadro acima e com o que foi estudado pelo livro-base Química I...

O quadro ilustra o ponto de fusão (PF) de alguns compostos iônicos. De acordo com o quadro acima e com o que foi estudado pelo livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química assinale a alternativa que explica corretamente as tendências observadas pelo ponto de fusão:

ANos quatro primeiros compostos, o cátion é o mesmo, porém o ânion é diferente. Como o F é mais eletronegativo é necessário maior energia para separar os íons no KF.

BO MgF2 apresenta o ponto de fusão maior que o NaF. Essa evidência é explicada pela diferença na carga dos íons. O magnésio é um cátion monovalente o sódio divalente.

CO ponto de fusão no AlF3 é muito elevado, pois o fluoreto é um ânion com carga elevada (3+) e a sua interação com o íon alumínio apresenta grande força eletrostática de Coulomb.

DO KBr tem ponto de fusão maior do que o KI, como mostra o quadro. Essa tendência é notada devido a menor interação entre o brometo e o cátion.

EAo compararmos dois compostos iônicos, onde o ânion é o mesmo, mas um contém um cátion bivalente e outro um monovalente, o de maior PF será o com o cátion monovalente.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas pelo livro-base "Química Inorgânica: Tabelando com a Química" e no quadro que ilustra o ponto de fusão de alguns compostos iônicos, podemos fazer as seguintes análises: A) Nos quatro primeiros compostos, o cátion é o mesmo, porém o ânion é diferente. Como o F é mais eletronegativo, é necessário maior energia para separar os íons no KF. Essa alternativa explica corretamente a tendência observada pelo ponto de fusão. B) O MgF2 apresenta um ponto de fusão maior do que o NaF devido à diferença na carga dos íons. O magnésio é um cátion monovalente, enquanto o sódio é divalente. Essa alternativa também explica corretamente a tendência observada. C) O ponto de fusão do AlF3 é muito elevado devido ao fato de o fluoreto ser um ânion com carga elevada (3+) e sua interação com o íon alumínio apresentar uma grande força eletrostática de Coulomb. Essa alternativa também está correta. D) O KBr tem um ponto de fusão maior do que o KI, como mostra o quadro. Essa tendência é notada devido à menor interação entre o brometo e o cátion. Essa alternativa também está correta. E) Ao compararmos dois compostos iônicos em que o ânion é o mesmo, mas um contém um cátion bivalente e o outro um monovalente, o de maior ponto de fusão será o que possui o cátion monovalente. Essa alternativa também está correta. Portanto, as alternativas A, B, C, D e E explicam corretamente as tendências observadas pelo ponto de fusão dos compostos iônicos apresentados no quadro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais