Buscar

No Brasil, a greve é regulada pela Lei n.º 7.783 de 1989, pela qual é possível afirmar que: compete aos trabalhadores decidir sobre a oportunidad...

No Brasil, a greve é regulada pela Lei n.º 7.783 de 1989, pela qual é possível afirmar que:


compete aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercer o direito de greve e sobre os interesses que devam por meio dele defender, mas a Assembleia deverá ouvir, pari passu, a proposta patronal, sob pena de nulidade da pauta de reinvindicação aprovada.
cabe à entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assembleia geral que definirá as reivindicações da categoria e deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços.
frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via judicial, é facultada a cessação coletiva do trabalho e, nesse caso, é vedada a via arbitral.
na falta de entidade sindical, a assembleia geral dos trabalhadores interessados deverá ser deliberada e convocada pela central sindical representativa dos trabalhadores.
as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas poderão impedir o acesso ao trabalho.

Essa pergunta também está no material:

Simulado de trabalho
1 pág.

Direito do Trabalho Previdenciário e Tributário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Lei n.º 7.783 de 1989, que regulamenta a greve no Brasil, é possível afirmar que: - Compete aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercer o direito de greve e sobre os interesses que devam por meio dele defender, mas a Assembleia deverá ouvir, pari passu, a proposta patronal, sob pena de nulidade da pauta de reivindicação aprovada. - Cabe à entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assembleia geral que definirá as reivindicações da categoria e deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços. - Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via judicial, é facultada a cessação coletiva do trabalho e, nesse caso, é vedada a via arbitral. - Na falta de entidade sindical, a assembleia geral dos trabalhadores interessados deverá ser deliberada e convocada pela central sindical representativa dos trabalhadores. - As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas poderão impedir o acesso ao trabalho. É importante ressaltar que essa é uma resposta objetiva com base na descrição fornecida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais