Buscar

Simulado de trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos: 1,00 / 1,00
Ref.: 1082265
1.
Em relação às normas coletivas de trabalho, é CORRETO afirmar que:
Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
O processo de prorrogação de Convenção ou Acordo Coletivo será automático, desde que não haja manifestação expressa em sentido contrário da Assembléia Geral dos sindicatos convenentes.
Acordo coletivo de trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual se estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho
 É permitido estipular duração da Convenção ou Acordo Coletivo superior a cinco anos.
A convenção coletiva de trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual se estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito da empresa ou das empresas acordantes, às respectivas relações de trabalho.
Respondido em 15/06/2022 19:02:56
Pontos: 1,00 / 1,00
Ref.: 265003
2.
No Brasil, a greve é regulada pela Lei n.º 7.783 de 1989, pela qual é possível afirmar que:
compete aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercer o direito de greve e sobre os interesses que devam por meio dele defender, mas a Assembleia deverá ouvir, pari passu, a proposta patronal, sob pena de nulidade da pauta de reinvindicação
aprovada.
cabe à entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assembleia geral que definirá as reivindicações da categoria e deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços.
frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via judicial, é facultada a cessação coletiva do trabalho e, nesse caso, é vedada a via arbitral.
na falta de entidade sindical, a assembleia geral dos trabalhadores interessados deverá ser deliberada e convocada pela central sindical representativa dos trabalhadores.
 as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas poderão impedir o acesso ao trabalho.

Outros materiais