Buscar

Questão 3/10 - Elites e Poder Considere o texto abaixo: Ao analisar o processo de organização interna dos partidos, Michels revelou como se dá a f...

Questão 3/10 - Elites e Poder
Considere o texto abaixo:

Ao analisar o processo de organização interna dos partidos, Michels revelou como se dá a formação inflexível das minorias dominantes, mesmo nas legendas ditas mais “democráticas”

Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 2. Elites e Poder. Tema:3.

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Elites e Poder, assinale a alternativa que indica, corretamente, quais são as duas variáveis mais importante para a teoria das elites de Robert Michels.

Nota: 10.0

A Sociologia dos partidos e a comportamentalismo.

B Psicologia humanista e sociologia urbana.

C Sociologia do indivíduo e antropologia social.

D Antropologia da política e psicologia do comportamento individual.

E Sociologia das organizações e psicologia das multidões.

Você assinalou essa alternativa (E)

Você acertou!

Em sua obra, Michels aborda, sobretudo, a sociologia das organizações e a psicologia das multidões. No primeiro caso, ele explica como se dá a implacável divisão entre a minoria dos governantes – oligarquia, conforme ele próprio define – e a maioria dos governados. As organizações formadas e consolidadas, para ele, geram interesses próprios, superando, muitas vezes, os interesses de quem deveria ser representado. A psicologia das multidões de Michels, por sua vez, explica a necessidade (desejo) de as massas serem comandadas. Somadas as duas variáveis, o autor identifica as principais razões que balizam a formação e o domínio da minoria sobre a maioria: 1) técnica e intelectual; 2) psicológica. As razões de ordem técnica e intelectual serão examinadas no quinto tema, ao passo que as de ordem psicológica, que repercutiram menos entre os cientistas políticos, constam no livro didático e não serão abordadas aqui.

Referência: Rota de Aprendizagem da Aula 2. Elites e Poder .Tema:3.


A Sociologia dos partidos e a comportamentalismo.
B Psicologia humanista e sociologia urbana.
C Sociologia do indivíduo e antropologia social.
D Antropologia da política e psicologia do comportamento individual.
E Sociologia das organizações e psicologia das multidões.

Essa pergunta também está no material:

apol 1 tentativa 1 Elites e Poder
10 pág.

Elites e Poder Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa E) Sociologia das organizações e psicologia das multidões. Essas são as duas variáveis mais importantes para a teoria das elites de Robert Michels. Ele explora como as organizações formadas e consolidadas geram interesses próprios, superando muitas vezes os interesses daqueles que deveriam ser representados. Além disso, ele também aborda a psicologia das multidões e a necessidade de liderança sobre as massas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais