Buscar

Para compreender a doutrina fisiocrática será necessário ter presente (embora, como veremos, isso não baste) o modo como era constituída a economi...

Para compreender a doutrina fisiocrática será necessário ter presente (embora, como veremos, isso não baste) o modo como era constituída a economia francesa nessa época. Tratava-se de uma economia ainda predominantemente agrícola, encontrando-se a terra em grande parte nas mãos dos grandes proprietários fundiários; as actividades manufactureiras e comerciais das cidades muito raramente eram de tipo capitalista, sendo nelas dominantes as formas artesanais. Por outro lado, o capital havia já penetrado significativamente no campo, sobretudo na França setentrional, onde o trabalhador agrícola, era, a maior parte das vezes, um trabalhador assalariado; inversamente, no Sul, o trabalho agrícola era predominantemente não assalariado, sendo a sua produtividade (veremos de que modo esta produtividade era determinada e medida pelos fisiocrátas) bastante inferior à produtividade dos trabalhadores agrícolas assalariados do norte do país. Relativamente a esta estrutura económica, o discurso fisiocrático centrava-se nos dois pontos seguintes: por um lado, o confronto entre os dois níveis diferentes de produtividade das duas partes da economia agrícola francesa constituía a base da tese segundo a qual a condução capitalista da agricultura fornece, na agricultura, a organização óptima do processo produtivo; por outro lado, o carácter dominante das formas artesanais nas manufacturas citadinas era considerado como a manifestação de um carácter intrinsecamente não capitalista destas actividades económicas. Fonte: NAPOLEONI, C. O valor na ciência econômica. Lisboa: Presença, 1977. p. 10-1123 Com base em suas leituras e no texto acima explique a relação entre o quadro econômico dos fisiocratas (Quesnay) e o motivo dessa escola considerar a manufatura como uma atividade improdutiva.

💡 2 Respostas

User badge image

Roberto Carlos

A doutrina fisiocrática, desenvolvida por Quesnay, considerava a manufatura como uma atividade improdutiva devido à estrutura econômica da época. Por outro lado, consideravam as formas artesanais das manufaturas como não capitalistas e improdutivas, pois não geravam riqueza de forma eficiente. 

No norte do país, onde o trabalho agrícola era predominantemente assalariado e mais produtivo, a agricultura era vista como uma atividade capitalista. 

Portanto, a relação entre o quadro econômico dos fisiocratas e a consideração da manufatura como atividade improdutiva estava ligada à crença na superioridade da agricultura como geradora de riqueza e à percepção das formas artesanais das manufaturas como não capitalistas.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A doutrina fisiocrática, desenvolvida por Quesnay, considerava a manufatura como uma atividade improdutiva devido à estrutura econômica da época. Na França, a economia era predominantemente agrícola, com a terra nas mãos dos grandes proprietários fundiários. As atividades manufatureiras e comerciais eram em sua maioria de caráter artesanal, não capitalista. Os fisiocratas acreditavam que a agricultura era a única atividade produtiva, capaz de gerar riqueza real. Eles argumentavam que a condução capitalista da agricultura, com a utilização de técnicas modernas e produtivas, era a forma ideal de organização do processo produtivo. Por outro lado, consideravam as formas artesanais das manufaturas como não capitalistas e improdutivas, pois não geravam riqueza de forma eficiente. Essa visão dos fisiocratas estava relacionada à produtividade diferenciada entre as regiões agrícolas da França. No norte do país, onde o trabalho agrícola era predominantemente assalariado e mais produtivo, a agricultura era vista como uma atividade capitalista. Já no sul, onde o trabalho agrícola era predominantemente não assalariado e menos produtivo, a agricultura era considerada menos eficiente. Portanto, a relação entre o quadro econômico dos fisiocratas e a consideração da manufatura como atividade improdutiva estava ligada à crença na superioridade da agricultura como geradora de riqueza e à percepção das formas artesanais das manufaturas como não capitalistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais