Buscar

A formulação e condução das políticas públicas pelo governo “compreende um conjunto de procedimentos destinados à resolução pacífica de conflitos e...

A formulação e condução das políticas públicas pelo governo “compreende um conjunto de procedimentos destinados à resolução pacífica de conflitos em torno da alocação de bens e recursos públicos” (RUA, 2009).

 

Nos processos de reconhecimento de que existem problemas sociais (ou econômicos, ambientais, dentre outros), e de que há necessidade de se propor soluções, as políticas públicas, na maior parte do tempo, estão sendo construídas ou reformadas. As políticas públicas e os processos de desenvolvimento têm aspectos bastante dinâmicos, uma vez que, em sua trajetória histórica, cada sociedade reconhece problemas e propõe soluções de acordo com suas capacidades.

 

As políticas sociais buscam melhorar o nível geral das condições de vida da população, como fim último, equalizando as interações entre mercado e sociedade, para que haja desenvolvimento econômico e equidade social, via ação estatal prioritariamente, para reduzir vulnerabilidades e riscos sociais, redução da pobreza e garantia de acesso aos serviços de saúde, educação, segurança, saneamento, habitação, dentre outros.

 

O desenvolvimento econômico aliado a preocupação com o desenvolvimento social, foi relevante para condução de políticas públicas na área social no Brasil, mas foi a partir das últimas décadas que o Estado tem buscado equacionar a questão de como impulsionar o desenvolvimento econômico e promover a inclusão social.

 

Questões sociais no decurso de desenvolvimento de cada país vão sendo incorporadas, à medida que cada país reconhece a necessidade de atender setores menos privilegiados. Mas coube às Nações Unidas e suas agências a importante tarefa na difusão do entendimento de que o desenvolvimento econômico é uma das facetas do desenvolvimento, e de que é preciso conceber formas para atendimento da problemática social, podendo elas ser via políticas públicas e, em especial as políticas sociais.”

 

Fonte: ROSSINI, Neusa; ROTTA, Edmar; BORKOVSKI, Andreia. Políticas Sociais e Desenvolvimento: Tecendo Relações. In: SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E A INTEGRAÇÃO REGIONAL, 8., 2017, Anais... Chapecó, SC: Universidade Federal da Fronteira do Sul, 2017..

 

Após a leitura do texto acima e considerando o processo que envolve a formulação de políticas públicas, assinale a alternativa correta.


Escolha uma opção:

a.

Quando se formula políticas públicas sociais, os Estados com incentivo da ONU constroem políticas públicas de forma inovadora desconsiderando os interesses dos grupos que as integram no processo decisório.

b.

Para desenvolvimento da formulação das políticas sociais, por ser tema prioritário para a ONU e para os governos, não há a interferência de atores que possuem recursos de poder tais como: influência, capacidade de afetar o funcionamento do sistema, meios de persuasão e votos. Isso porque a promoção dos direitos é uma obrigatoriedade para os Governos.

c.

Na formulação de políticas públicas não ocorrem instruções conflitantes oriundas de mais de uma fonte, falta de recursos, pessoal, de autoridade e controle para realização dos objetivos de uma política, a mudança de governos, especialmente nas políticas sociais, pois todos os países possuem interesse em realizar tais políticas.

d.

No momento de formulação de políticas públicas, muitas vezes as soluções são pensadas não para proporcionar grandes modificações, mas para proporcionar pequenas mudanças. A política social é um exemplo desse processo, sendo modificadas e impulsionadas de acordo com a trajetória de cada país, mesmo se impulsionada pela ONU.

e.

Ao se formular políticas sociais, a ONU é um ator importante e que define para os Estados onde cada um irá investir cabendo a estes apenas colocar em prática visando alcançar resultados capazes de solucionar problemas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais