Buscar

Considerando o contexto da linguagem, analise as afirmativas a seguir: I. Paulo Freire nos alerta, a competência leitora e escritora perpassa outr...

Considerando o contexto da linguagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire nos alerta, a competência leitora e escritora perpassa outras nuances para além da codificação/decodificação, construindo possibilidades de contextos leitores diversos a partir dos significados e funções de cada objeto/situação/fenômeno.
II. As ideias de Vygotsky indicam que o desenvolvimento da linguagem escrita é resultante de uma construção social, ou seja, da interação dos indivíduos entre si e com o meio, num processo contínuo.
III. Ferreiro (2011) entende o processo de alfabetização como uma vivência pontual, ou seja, está ligada à competência de codificar/decodificar a leitura e a escrita. Sendo assim, é um fenômeno intrínseco à alfabetização, já que considera os aspectos sociais na composição dos conhecimentos linguísticos.
IV. Para Soares (2016), a alfabetização com enfoque somente no sistema de escrita alfabética não garante que o sujeito se aproprie de todas as funções da escrita. Para ela, o processo de alfabetização se relaciona somente com a apropriação da escrita; diferente do alfabetismo e do letramento, que permitem englobar ao processo de alfabetização práticas de leitura e escrita em seus contextos sociais.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Av1 letramento e alfabetização
3 pág.

Alfabetização e Letramento

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é: I, II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais