Buscar

Saúde é um direito básico no exercício da cidadania do ser humano, e faz parte do conjunto de direitos sociais. Inspirado no valor da igualdade ent...

Saúde é um direito básico no exercício da cidadania do ser humano, e faz parte do conjunto de direitos sociais. Inspirado no valor da igualdade entre as pessoas, o direito à saúde é de extrema relevância para a sociedade, pois diz respeito à qualidade de vida. Antes de 1988, esse direito não era reconhecido a todos os cidadãos brasileiros. O Estado oferecia atendimento à saúde somente para os trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinha m acesso a estes serviços como um favor do país. A partir desta data, o Estado começou a repensar suas responsabilidades e integrou mais este dever na Constituição Federal. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.
II - A partir deste marco histórico a saúde do trabalhador foi incluída no campo de atuação do SUS. Que lhe compete normatizar, fiscalizar e controlar os serviços de saúde do trabalhador exclusivamente nas empresas públicas, dispensando ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos, sempre em prol do direito à saúde dos cidadãos brasileiros.

Essa pergunta também está no material:

Prova Sistema e Organização da Saúde no Brasil
10 pág.

Gestão Hospitalar UniasselviUniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do exposto, podemos avaliar as asserções da seguinte forma: I - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Essa afirmação está correta. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros e é dever do Estado garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, por meio de políticas sociais e econômicas. II - A partir deste marco histórico, a saúde do trabalhador foi incluída no campo de atuação do SUS. Cabe ao SUS normatizar, fiscalizar e controlar os serviços de saúde do trabalhador exclusivamente nas empresas públicas, dispensando ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos, sempre em prol do direito à saúde dos cidadãos brasileiros. Essa afirmação está incorreta. O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela saúde de todos os cidadãos brasileiros, incluindo a saúde do trabalhador. O SUS não se limita apenas às empresas públicas, mas abrange toda a população, independentemente do setor em que trabalham. Além disso, o SUS também realiza ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para garantir a saúde da população. Portanto, a relação proposta entre as asserções é de que a primeira afirmação está correta, enquanto a segunda está incorreta. A saúde é um direito de todos e dever do Estado, e o SUS é responsável por garantir o acesso aos serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros, incluindo a saúde do trabalhador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina