Buscar

Questão 1/10 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento Segundo o autor Kurt Lewin (1947), a mudança no nível organizacio...

Questão 1/10 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento

Segundo o autor Kurt Lewin (1947), a mudança no nível organizacional acontece em três etapas:


1ª etapa – Descongelamento – A quebra de paradigmas pode ser comparada com o processo de fusão, que é a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Isto é, acontece uma desconstrução do estado atual.

2ª etapa – Mudança – Resulta da descoberta e aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, novo jeito de fazer as coisas, novos valores e comportamentos.

3ª etapa – Recongelamento – Incorporação de um novo paradigma, integração de um novo conhecimento à prática atual.

A compreensão deste processo pode nos ajudar a entender melhor como promover a mudança em nossas próprias organizações. Com base no modelo de Kurt Lewin (1947), analise as asserções a seguir e a relação com o papel do RH no processo de mudança organizacional:

I. Na fase de descongelamento, o primeiro passo da mudança é preparar a organização para aceitar que as mudanças são necessárias, que a maneira atual de fazer as coisas não pode ser continuada. Para isso, o RH precisa contar com o apoio da alta direção para assumir seu papel de promover a conscientização entre os funcionários sobre a necessidade da mudança por meio de treinamentos, palestras, campanhas etc., o que envolve questionar ideia, valores, atitudes e comportamentos que definem a cultura organizacional.

II. Para engajar as pessoas no processo de mudança, é necessário uma estratégia clara de comunicação que informe os ganhos e benefícios que serão obtidos a partir da mudança, estabelecendo uma relação de confiança e segurança entre a gestão e equipes, para que a mudança seja realizada e resulte na descoberta e aquisição de novas competências, valores e comportamentos, fomentando o desenvolvimento organizacional.

É correto o que se afirma em:

AAs duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.BAs duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.CA primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. DA primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira .E Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais