Buscar

Distinção dos fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que definem a concepção de inteligência na teoria piagetiana em comparação com outros pre...

Distinção dos fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que definem a concepção de inteligência na teoria piagetiana em comparação com outros pressupostos teóricos (empirismo, inatismo, interacionismo).

O objetivo é distinguir os fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que definem a concepção de inteligência na teoria piagetiana em comparação com outros pressupostos teóricos (empirismo, inatismo, interacionismo).

Essa pergunta também está no material:

Slides da Aula - Unidade II
48 pág.

Psicologia Construtivista Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria piagetiana da inteligência é baseada em fundamentos epistemológicos e gnosiológicos específicos que a distinguem de outras teorias, como o empirismo, o inatismo e o interacionismo. Em relação ao empirismo, Piaget acreditava que a inteligência não é apenas o resultado da experiência sensorial, mas também é influenciada pela atividade cognitiva do sujeito. Ele argumentou que a inteligência é construída a partir da interação entre o sujeito e o ambiente, e não simplesmente adquirida através da experiência. Em relação ao inatismo, Piaget rejeitou a ideia de que a inteligência é inata e pré-determinada. Ele argumentou que a inteligência é construída através da interação do sujeito com o ambiente, e que o desenvolvimento cognitivo é um processo ativo e construtivo. Em relação ao interacionismo, Piaget acreditava que a inteligência é construída através da interação entre o sujeito e o ambiente. Ele argumentou que a inteligência é construída através da assimilação e acomodação, ou seja, a incorporação de novas informações no esquema cognitivo existente e a modificação do esquema cognitivo para acomodar novas informações. Em resumo, a teoria piagetiana da inteligência é baseada em fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que a distinguem de outras teorias, como o empirismo, o inatismo e o interacionismo. Piaget acreditava que a inteligência é construída através da interação entre o sujeito e o ambiente, e que o desenvolvimento cognitivo é um processo ativo e construtivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais