Buscar

Assinale qual a opção que melhor define a diferença entre Estado de Bem Estar Social e Liberalismo. No Liberalismo, o Estado privilegia o individ...

Assinale qual a opção que melhor define a diferença entre Estado de Bem Estar Social e Liberalismo.


No Liberalismo, o Estado privilegia o individuo em detrimento da sociedade enquanto no Estado de Bem-Estar Social o Estado privilegia a sociedade em detrimento do individuo.
No Liberalismo, o Estado controla todas atividades mercantis através de monopólios e privilégios enquanto no Estado de Bem-Estar Social o Estado não interfere no mercado, sem regulamentação.
O Liberalismo surge a partir da grande crise econômica e social de 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque enquanto o Estado de Bem-Estar Social surge no século XVIII principalmente nos escritos de Adam Smith e em reação ao Mercantilismo.
No Liberalismo, as Politicas Publicas são bem mais abrangentes pois os altos impostos permitem recursos necessários para sua manutenção enquanto no Estado de Bem-Estar Social o Estado geralmente diminui os impostos ou restringe gastos, reduzindo o investimento em Politicas Publicas como Saúde e Educação.
No Estado de Bem-Estar Social o Estado privilegia o individuo em detrimento da sociedade enquanto no Liberalismo o Estado privilegia a sociedade em detrimento do individuo.

Essa pergunta também está no material:

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1
5 pág.

Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que melhor define a diferença entre Estado de Bem Estar Social e Liberalismo é: No Liberalismo, o Estado privilegia o individuo em detrimento da sociedade enquanto no Estado de Bem-Estar Social o Estado privilegia a sociedade em detrimento do individuo. No Liberalismo, o Estado tem uma intervenção mínima na economia, enquanto no Estado de Bem-Estar Social o Estado tem uma intervenção maior, com políticas públicas voltadas para a garantia de direitos sociais, como saúde, educação e previdência. O Estado de Bem-Estar Social surgiu como uma reação ao liberalismo, buscando corrigir as desigualdades sociais geradas pelo mercado livre.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais