Buscar

4. Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afi...

4. Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.

II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.

III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.

IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.

Assinale a alternativa correta:

O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.
As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.
Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Nenhuma afirmativa é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG DA EDUCAÇÃO BÁSICA 3
6 pág.

Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras." Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois o termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. - A afirmativa II está correta, pois as políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação, ou seja, a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. - A afirmativa III está correta, pois por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Já a afirmativa IV está incorreta, pois as políticas públicas não expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais