Buscar

A responsabilidade nuclear se configura mesmo se dano for oriundo de caso fortuito e força maior, que não elidem a presunção de culpa. Assim, é cor...

A responsabilidade nuclear se configura mesmo se dano for oriundo de caso fortuito e força maior, que não elidem a presunção de culpa. Assim, é correto afirmar que:


a. A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear só pode ser afastada se ficar comprovada a culpa exclusiva da vítima.
b. A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear pode ser, dentre outras, por culpa exclusiva da vítima.
c. A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear só pode ser afastada se ficar comprovada a culpa exclusiva de terceiro.
d. A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear só pode ser afastada se ficar comprovada a culpa exclusiva do Estado.
e. A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear só pode ser afastada se ficar comprovada a culpa exclusiva do agente causador do dano.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO I
1 pág.

Responsabilidade Civil Faculdade Católica de São José dos CamposFaculdade Católica de São José dos Campos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A responsabilidade civil de quem explora atividade nuclear pode ser, dentre outras, por culpa exclusiva da vítima." Isso porque, de acordo com a Lei nº 6.453/77, que dispõe sobre a responsabilidade civil por danos nucleares, a responsabilidade do operador da atividade nuclear é objetiva, ou seja, independe de culpa. No entanto, a lei prevê algumas excludentes de responsabilidade, como a culpa exclusiva da vítima. Portanto, a alternativa B está correta ao afirmar que a responsabilidade civil pode ser, dentre outras, por culpa exclusiva da vítima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais