Buscar

São verdadeiras: I. Nos últimos 15 anos, houve uma diminuição no número de analfabetos e de analfabetos funcionais no Brasil. II. Cerca de 65% dos...

São verdadeiras:

I. Nos últimos 15 anos, houve uma diminuição no número de analfabetos e de analfabetos funcionais no Brasil.
II. Cerca de 65% dos brasileiros alfabetizados têm algum nível de dificuldade com a leitura e a escrita.
III. Analfabetos e analfabetos funcionais são sinônimos, não configurando diferenciação entre esses grupos.
IV. Mesmo com 73% dos brasileiros dominando a leitura e a escrita, isso quer dizer, alfabetizados, uma parcela de 65% desse grupo tem algum nível de dificuldade.
V. O domínio de duas competências essenciais – conseguir realizar a leitura e também a interpretação de qualquer tipo de texto – está assegurado a apenas 8% dos brasileiros, que estão no melhor índice de alfabetização.
a) I, II, III e IV, apenas.
b) I, IV e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e V, apenas.
e) I, II, IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Planejamento, didática e avaliação na alfabetização 2
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) I, IV e V, apenas. Justificativa: I. Nos últimos 15 anos, houve uma diminuição no número de analfabetos e de analfabetos funcionais no Brasil. - Verdadeira. II. Cerca de 65% dos brasileiros alfabetizados têm algum nível de dificuldade com a leitura e a escrita. - Falsa. O número correto é de cerca de 27% dos brasileiros alfabetizados que têm algum nível de dificuldade com a leitura e a escrita. III. Analfabetos e analfabetos funcionais são sinônimos, não configurando diferenciação entre esses grupos. - Falsa. Analfabetos são pessoas que não sabem ler e escrever, enquanto analfabetos funcionais são pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, têm dificuldades para compreender textos e realizar operações matemáticas simples. IV. Mesmo com 73% dos brasileiros dominando a leitura e a escrita, isso quer dizer, alfabetizados, uma parcela de 65% desse grupo tem algum nível de dificuldade. - Verdadeira. V. O domínio de duas competências essenciais – conseguir realizar a leitura e também a interpretação de qualquer tipo de texto – está assegurado a apenas 8% dos brasileiros, que estão no melhor índice de alfabetização. - Verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais