Buscar

6º) A Ficha Técnica de Preparo permite um planejamento de cardápios adequado, evitando desperdícios de matéria-prima. Para isso, é preciso conhecer...

6º) A Ficha Técnica de Preparo permite um planejamento de cardápios adequado, evitando desperdícios de matéria-prima. Para isso, é preciso conhecer o fator de correção (FC), o indicador de cocção (IC) e o indicador de reidratação (IR) dos alimentos. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- O IR é utilizado para cereais e leguminosas que são deixados de remolho, como vagem e ervilha fresca. II- Sabendo que o IC de massa (macarrão) tipo espaguete é igual a 2,5 e deseja-se obter 5500 g de massa cozida, deve ser colocado para cozinhar 2200 g de massa tipo espaguete. III- A previsão de compras para alimentos que são consumidos crus, como frutas, verduras e legumes deve ser baseada no FC. IV- Sabendo que o FC da batata inglesa é igual a 1,6, e deseja-se obter 15 kg de batata inglesa limpa, deve ser comprado 25 kg de batata inglesa. Assinale a alternativa CORRETA:

A Ficha Técnica de Preparo é importante para evitar desperdícios de matéria-prima.
O conhecimento do fator de correção (FC), do indicador de cocção (IC) e do indicador de reidratação (IR) dos alimentos é necessário para a elaboração da Ficha Técnica de Preparo.
O IR é utilizado para cereais e leguminosas que são deixados de remolho.
Sabendo que o IC de massa (macarrão) tipo espaguete é igual a 2,5 e deseja-se obter 5500 g de massa cozida, deve ser colocado para cozinhar 2200 g de massa tipo espaguete.
A previsão de compras para alimentos que são consumidos crus deve ser baseada no FC.
Sabendo que o FC da batata inglesa é igual a 1,6, e deseja-se obter 15 kg de batata inglesa limpa, deve ser comprado 25 kg de batata inglesa.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Técnica e dietética I Individual
4 pág.

Técnica Dietética II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Somente a sentença III está correta. Explicação: - A sentença I está incorreta, pois o IR é utilizado para cereais e leguminosas que são deixados de molho, como feijão e grão-de-bico, e não para vagem e ervilha fresca. - A sentença II está incorreta, pois para obter 5500 g de massa cozida com IC de 2,5, deve ser colocado para cozinhar 1375 g de massa tipo espaguete, e não 2200 g. - A sentença III está correta, pois a previsão de compras para alimentos que são consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, deve ser baseada no FC. - A sentença IV está incorreta, pois para obter 15 kg de batata inglesa limpa com FC de 1,6, deve ser comprado 9,4 kg de batata inglesa, e não 25 kg.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais