Buscar

Com base na Lei nº 25.00X/19, de 1º de agosto de 2019, o Estado de Minas Gerais revogou dispositivo constante no Regulamento do ICMS que dispunha s...

Com base na Lei nº 25.00X/19, de 1º de agosto de 2019, o Estado de Minas Gerais revogou dispositivo constante no Regulamento do ICMS que dispunha sobre a isenção do imposto incidente nas vendas efetuadas de leite in natura por empresas em geral, mantendo a isenção somente para as operações efetuadas por cooperativas de produtores de leite. A empresa Leite Puro Ltda., uma das 10 maiores companhias do ramo no Estado de Minas Gerais, estava sob fiscalização desde agosto de 2019 e, finalmente, em 03 de novembro de 2019 o procedimento administrativo foi encerrado com a formalização de auto de infração e imposição de multa cobrando o ICMS calculado sobre as operações efetuadas em Agosto, Setembro e Outubro do mesmo ano. O Sr. Teófilo Otoni de Almeida Prado, diretor financeiro da Leite Puro Ltda., entrou em contato com seu escritório de advocacia, inconformado com a autuação recebida. Ele explica que a revogação da isenção em outubro o tomou de surpresa, e que ao mesmo tempo em que recebia a fiscalização a empresa responsável pe


A. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é ilegal, pois a Lei nº 25.00X/19 só entrou em vigor em 1º de agosto de 2019.
B. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é ilegal, pois a Lei nº 25.00X/19 não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal.
C. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é legal, pois a Lei nº 25.00X/19 revogou a isenção do imposto para as empresas em geral, mantendo-a apenas para as cooperativas de produtores de leite.
D. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é legal, pois a Lei nº 25.00X/19 entrou em vigor em 1º de agosto de 2019 e respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal.
E. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é ilegal, pois a revogação da isenção do imposto deveria ter respeitado o princípio da anterioridade nonagesimal.

Essa pergunta também está no material:

NP2 - Solução da Prova
6 pág.

Unip Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UniplanCentro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. A cobrança do ICMS sobre as operações efetuadas em agosto, setembro e outubro de 2019 é legal, pois a Lei nº 25.00X/19 revogou a isenção do imposto para as empresas em geral, mantendo-a apenas para as cooperativas de produtores de leite.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais